Carvão ativado obtido de resíduos agrícolas: adsorvente para remoção de corantes orgânicos dos efluentes têxteis
Visualizações: 396DOI:
https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i5.4695Palavras-chave:
Resíduos Agrícolas. Adsorção. Corantes. Carvão AtivadoResumo
A indústria têxtil é responsável por consumir grandes volumes de água e produtos químicos – por exemplo, os corantes. Isso gera efluentes com alta complexidade que podem contaminar os corpos hídricos se não forem tratados de forma adequada. Neste sentido, ganham destaque os métodos e materiais para o tratamento dos efluentes desse segmento. A adsorção com carvão ativado tem sido relatada com frequência para contornar esse problema. Contudo, o custo com esse insumo tem sido um entrave para muitas empresas. Assim, muitos grupos de pesquisas têm se dedicado à busca por novas fontes de matérias-primas para a produção do carvão ativado. Neste artigo será apresentado o resultado de um levantamento de fontes de resíduos agrícolas que foram submetidos à pirólise e caracterizados quanto ao potencial adsortivo de corantes. Para tanto, utilizou-se a base de dados Web of ScienceTM e delimitou-se como critério de inclusão apenas as referências dos últimos 5 anos associadas a resíduos agrícolas e corantes da indústria têxtil. Os resultados mostraram uma gama de resíduos agrícolas empregados para a produção de carvão ativado e com potencial para remoção de corantes têxteis.Downloads
- PDF (17 - 36) 470
Publicado
2020-07-03
Como Citar
de Souza, C. C., & Machado, A. R. T. (2020). Carvão ativado obtido de resíduos agrícolas: adsorvente para remoção de corantes orgânicos dos efluentes têxteis. Revista Engenharia De Interesse Social, 5(5). https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i5.4695
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém, deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o material submetido não poderá sofrer mais alterações. Caso se deseje fazê-lo, deverá ser iniciado um novo processo de submissão.