Aplicação do modelo Weibull na modelação matemática para análise da viabilidade de geração de energia eólica
DOI:
https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i5.4708Palavras-chave:
Distribuição de Weibull. Microgeração Distribuída. Microgeração Eólica.Resumo
O aumento do consumo de energia elétrica resultou nos últimos anos em racionamentos e apagões, levando à ampliação da geração centralizada para produção de energia. As microgerações de energia com fontes renováveis vem crescendo nos últimos anos, sendo, uma destas, a eólica, cujo potencial depende do clima local, já que exige um ambiente adequado para a implantação. Assim, esta pesquisa é motivada pela necessidade de obter uma ferramenta robusta para controle e aplicação da geração de energia elétrica a partir do potencial eólico em ambientes favoráveis. Para o estudo foi considerado o levantamento de dados a partir de um anemômetro instalado na laje do Bloco B do Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni, para mensurar a velocidade incidente do vento no local. Aplicou-se uma análise estatística e investigou-se o ajustamento a um modelo matemático de valores extremais para máximos. Concluiu-se que os dados seguem uma distribuição de probabilidade Weibull de máximos, com parâmetros estimados pelo método da máxima verossimilhança, sendo este modelo uma ferramenta que servirá como suporte para aplicação de projetos de instalação de energia eólica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém, deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o material submetido não poderá sofrer mais alterações. Caso se deseje fazê-lo, deverá ser iniciado um novo processo de submissão.