Aplicação do modelo Weibull na modelação matemática para análise da viabilidade de geração de energia eólica

Autores

  • Gracielle Antunes Araújo Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade, MG
  • Diana Darlen Soares Cangussú Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Acadêmica João Monlevade.
  • Míriam Ramos Silva
  • Karoline Martins Perdigão Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Acadêmica João Monlevade.

DOI:

https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i5.4708

Palavras-chave:

Distribuição de Weibull. Microgeração Distribuída. Microgeração Eólica.

Resumo

O aumento do consumo de energia elétrica resultou nos últimos anos em racionamentos e apagões, levando à ampliação da geração centralizada para produção de energia. As microgerações de energia com fontes renováveis vem crescendo nos últimos anos, sendo, uma destas, a eólica, cujo potencial depende do clima local, já que exige um ambiente adequado para a implantação. Assim, esta pesquisa é motivada pela necessidade de obter uma ferramenta robusta para controle e aplicação da geração de energia elétrica a partir do potencial eólico em ambientes favoráveis. Para o estudo foi considerado o levantamento de dados a partir de um anemômetro instalado na laje do Bloco B do Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni, para mensurar a velocidade incidente do vento no local. Aplicou-se uma análise estatística e investigou-se o ajustamento a um modelo matemático de valores extremais para máximos. Concluiu-se que os dados seguem uma distribuição de probabilidade Weibull de máximos, com parâmetros estimados pelo método da máxima verossimilhança, sendo este modelo uma ferramenta que servirá como suporte para aplicação de projetos de instalação de energia eólica.

Biografia do Autor

Gracielle Antunes Araújo, Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade, MG

Possui graduação em Matemática Aplicada no ramo de Estatística e Investigação Operacional (2009), revalidado pela UFBA, e Mestrado em Estatística (2011) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, revalidado pela UFMG. Atualmente é docente na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), unidade de João Monlevade, nas disciplinas de Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III e Cálculo Numérico, pesquisadora e prestadora de serviços de consultoria em Estatística, Matemática e Ciências da Computação. Tem experiência na área de Matemática Aplicada com ênfase em Estatística e Investigação Operacional.

Diana Darlen Soares Cangussú, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Acadêmica João Monlevade.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), especialização em Estruturas pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é docente no curso de Engenharia Civil do Departamento de Engenharia Aplicada e Tecnologias Ambientais da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Acadêmica João Monlevade e responsável técnico da empresa Lajes Beira Rio Ltda. Membro da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE). Áreas de interesse: Construção Civil (Materiais e Componentes de Construção, Controle Tecnológico do Concreto, Sistemas Construtivos, Patologia das Edificações e Construção Enxuta), Estruturas (Estruturas de Concreto, Mecânica das Estruturas).

Karoline Martins Perdigão, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Acadêmica João Monlevade.

Possui Ensino Médio pela Escola Estadual Doutor Geraldo Parreras. Cursa Engenharia Civil na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Acadêmica João Monlevade.

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

Araújo, G. A., Cangussú, D. D. S., Silva, M. R., & Perdigão, K. M. (2020). Aplicação do modelo Weibull na modelação matemática para análise da viabilidade de geração de energia eólica. Revista Engenharia De Interesse Social, 5(5). https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i5.4708

Edição

Seção

Artigos Originais