Avaliação da formação dos componentes secundários da cachaça durante o processo fermentativo
DOI:
https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v6i8.6004Palavras-chave:
Cana-de-açúcar, Cromatografia, Álcoois superiores, FermentaçãoResumo
A cachaça é um produto típico do Brasil que vem ganhando espaço no mercado. Ela é obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar e seu processo de produção pode ser resumido em: preparação dos insumos, extração do caldo, fermentação e destilação. Durante a fermentação alcoólica, são formados álcoois, dióxido de carbono e outros compostos secundários que são responsáveis pelo aroma e sabor dos destilados. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a formação desses compostos durante o processo fermentativo realizado em uma fábrica de cachaça localizada em Bom Jesus do Amparo – Minas Gerais. O processo foi acompanhado por 35 dias e a formação dos compostos orgânicos foi investigada em função do tempo. Além disso, foi observada a relação com os padrões estipulados pela legislação brasileira. Ao longo do estudo, foram obtidas variações significativas do produto final em alguns parâmetros, tais como: o aumento da acidez volátil e de ésteres totais e a redução dos álcoois superiores. Por outro lado, contaminantes orgânicos não foram registrados em quantidades significativas.
Referências
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa n° 13 de 29 de Junho de 2005, MAPA. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 30 de junho de 2005.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa n° 24 de 08 de setembro de 2005, MAPA. Manual Operacional de Bebidas e Vinagres. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 de setembro de 2005.
CANUTO, M.H. Influência de alguns parâmetros na produção de cachaça: linhagem de levedura, temperatura de fermentação e corte do destilado. Tese (Doutorado em Química) – Departamento de Química. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte: Brasil, 2013.
CARDOSO, D. C. Correlação entre a qualidade sensorial e a composição química da cachaça de alambique nova. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas), Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto: Brasil, 2013.
CARDOSO, M. das G. Produção de Aguardente de Cana. 2ª ed. Lavras: Editora UFLA, 2006. 444 p.
JÚNIOR, J. C. B. Mecanismos de formação do carbamato de etila durante a produção e estocagem de aguardente de cana-de-açúcar. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos), Departamento de Ciência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa: Brasil, 2011.
MAIA, A. B. R. A.; CAMPELO, E. A. P. Tecnologia da cachaça de alambique. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, SINDBEBIDAS, 2006. 129 p.
MARINHO, L.O.S. Influência do alambique guilhotina em componentes voláteis da cachaça. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos), Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte: Brasil, 2017.
PEREIRA, N. E.; CARDOSO, M. G.; AZEVEDO, S. M.; MORAIS, A. R.; FERNANDES, W.. AGUIAR, P. M. Compostos Secundários em Cachaças Produzidas no Estado de Minas Gerais. Ciênc. Agrotec., v. 27, n.5, p. 1068-1075, 2003.
PELLENZ, J. M.; LIMA, M. O.; WOBETO, C.; ANDRADE, R. L. T. Avaliação da qualidade de cachaças produzidas na região norte de Mato Grosso. Sci. Elec. Arch., v.10. n.1, p. 20-29, 2017.
SAERENS, S. M.; DELVAUX, F.; VERSTREPEN, K. J.; VAN DIJCK, P.; THEVELEIN, J. M.; DELVAUX, F. R. Parameters affecting ethyl ester production by Saccharomyces cerevisiae during fermentation. Appliedand Environmental Microbiology, v. 74, n. 2, p. 454-61, 2008.
TARGINO, B. N. Influência da variedade de cana-de-açúcar e do tipo de fermento na qualidade da cachaça de alambique. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos), Departamento de Ciência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa: Brasil, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém, deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o material submetido não poderá sofrer mais alterações. Caso se deseje fazê-lo, deverá ser iniciado um novo processo de submissão.