O anteprojeto da Vila Operária de João Monlevade-MG e as ideias do arquiteto Lúcio Costa.
DOI:
https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v6i8.6303Palavras-chave:
Arquitetura moderna, Lúcio Costa, AnteprojetoResumo
O objetivo desse artigo consiste na exposição, a partir de levantamento bibliográfico, acerca do anteprojeto arquitetônico de autoria de Lúcio Costa, submetido ao concurso realizado pela Companhia Siderúrgica Belgo Mineira (atual ArcelorMittal) no ano de 1934, com a finalidade de se construir a Vila Operária de João Monlevade – MG, realizando assim um resgate histórico das primeiras propostas do arquiteto, que, anos mais tarde, se tornaria um dos mais importantes nomes do modernismo brasileiro.
Referências
CORREIA, TELMA DE BARROS. O modernismo e o núcleo fabril: o anteprojeto de Lúcio Costa para monlevade. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, Juiz de Fora, p. n. 14, p. 80-93, dez. 2003.
COSTA, LÚCIO. Instituto Antonio Carlos jobim. Monlevade: cópias projeto, 1930-1939. Disponivel em: <http://www.jobim.org/lucio/handle/2010.3/2972>. Acesso em: 09 jun 2020.
EDUARDO MODENESE FILHO. ENTRE LINHAS E CURVAS: A TEORIA E A PRÁTICA NA OBRA DE ZENON LOTUFO. USP. SÃO PAULO-SP. 2008.
LIMA, FÁBIO JOSÉ MARTINS DE. Cidade Operária de Monlevade: Novos Conceitos de Morar. Docomomo Brasil, São Paulo, n. 3° Seminário Docomomo Brasil, sessão A, p. https://docomomo.org.br/course/3-seminario-docomomo-brasil-sao-paulo/, dez 1999.
PAULO DUARTE GUIMARÃES. ESPECIALIZAÇÃO TERRITORIAL PRODUTIVA: O CASO DA SIDERURGIA E DA MINERAÇÃO EM JOÃO MONLEVADE-MG. UFV. Viçosa – MG. 2010.
PONTUAL, HELENA DALTRO. Lucio Costa foi pioneiro da arquitetura modernista no país. SENADO FEDERAL. Disponivel em: <http://www.senado.gov.br/noticias/especiais/brasilia50anos/not14.asp>. Acesso em: 18 jun 2020.
SILVA, FABIANO REIS. A PAISAGEM DO QUADRILÁTERO FERRÍFERRO, MG: POTENCIAL PARA O USO TURÍSTICO DA SUA GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA. UFMG. Belo Horizonte. Ago.2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém, deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o material submetido não poderá sofrer mais alterações. Caso se deseje fazê-lo, deverá ser iniciado um novo processo de submissão.