Um relato das ações desenvolvidas no Projeto de Cooperação para desenvolvimento de modelo de governança aplicado à redes de políticas públicas de promoção da igualdade racial – cooperação SEPPIR/UFSC
DOI:
https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v8i10.6489Palavras-chave:
Igualdade Racial, Políticas Públicas, GovernançaResumo
Este trabalho apresenta um relato das ações de pesquisa e de extensão implementadas no Projeto de Cooperação para desenvolvimento de modelo de governança aplicado às redes de políticas públicas de promoção da igualdade racial, no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, por meio de acordo de cooperação celebrado com a Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial – SEPPIR/PR. Por meio de uma abordagem qualitativa, a partir dos objetivos da cooperação, apresentam-se os resultados e destaca-se o modelo de governança desenvolvido e testado ao longo da implementação do projeto, assim como os sistemas de gestão e de monitoramento de propostas para a criação de políticas públicas. Na ótica da Engenharia, Gestão e da Inovação Social, o modelo de governança proposto e os sistemas desenvolvidos se constituem no principal legado, pois são escaláveis e replicáveis, isto é, podem ser reproduzidos na mesma área do conhecimento em uma eventual e possível reedição e ainda podem ser customizados e aplicados a quaisquer outras áreas que demandem coleta, mineração e tratamento de dados com vistas à discussão, geração, implementação e acompanhamento de políticas públicas. Ao final apresentam-se os ganhos para os desenvolvedores, para a universidade e para a sociedade como um todo, na direção, também e principalmente, da redução das desigualdades.
Referências
BRUYNE, P. et al. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os pólos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais (8a ed.). São Paulo: Cortez, 2006.
FERNANDES, Florestan. O Negro no Mundo dos Brancos. São Paulo: Editora Global, 2007.
FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
IPEA. Subsídios à II CONAPIR Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Brasília/DF: SEPPIR, 2009.
LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOEHLECKE, Sabrina. Propostas de ações afirmativas no Brasil. São Paulo, USP, Tese de Mestrado, 2000.
___________________. Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial. In: Educação e Sociedade, v. 25, n. 88, p. 757-776, Especial – Out. 2004. Campinas: UNICAMP, 2004.
PROJETO DE COOPERAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE GOVERNANÇA APLICADO A REDES DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. RELATÓRIO FINAL Volume 1. Termo de Cooperação Técnica UFSC-SEPPIR, Florianópolis, 2015.
_______________. RELATÓRIO FINAL Volume 2. Termo de Cooperação Técnica UFSC-SEPPIR. Ações Afirmativas em Universidades Brasileiras para a Inclusão e Empregabilidade da População Negra - Apêndice H, Florianópolis, 2015.
_______________. RELATÓRIO FINAL Volume 2. Termo de Cooperação Técnica UFSC-SEPPIR. Projeto de Pesquisa - Cooperação para desenvolvimento de Modelo de Governança aplicado a Redes de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Apêndice G, Florianópolis, 2015.
_______________. RELATÓRIO FINAL Volume 2. Termo de Cooperação Técnica UFSC-SEPPIR. Da 'Liberdade Escrava' às Ações Afirmativas - Políticas Públicas para Igualdade Racial de Negros. Apêndice I, Florianópolis, 2015.
_______________. RELATÓRIO FINAL Volume 2. Termo de Cooperação Técnica UFSC-SEPPIR. Políticas Públicas Destinadas às Comunidades Remanescentes de Quilombo – Uma Análise dos Resultados da I e II Conapir. Apêndice J, Florianópolis, 2015.
_______________. RELATÓRIO FINAL Volume 3. Termo de Cooperação Técnica UFSC-SEPPIR. Guia do Participante. Apêndice N, Florianópolis, 2015.
_______________. RELATÓRIO FINAL Volume 3. Termo de Cooperação Técnica UFSC-SEPPIR. Relatório Equipe SAC. Apêndice O, Florianópolis, 2015.
_______________. RELATÓRIO FINAL Volume 3. Termo de Cooperação Técnica UFSC-SEPPIR. Relatório das Atividades da Equipe de apoio Nugecorp UFSC em Brasília. Apêndice P, Florianópolis, 2015.
SEPPIR. Boletim Informativo da II CONAPIR – Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Edição nº 1 – Ano 1/Nov. 2007. Brasília/DF: SEPPIR, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém, deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o material submetido não poderá sofrer mais alterações. Caso se deseje fazê-lo, deverá ser iniciado um novo processo de submissão.