Um relato das ações desenvolvidas no Projeto de Cooperação para desenvolvimento de modelo de governança aplicado à redes de políticas públicas de promoção da igualdade racial – cooperação SEPPIR/UFSC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v8i10.6489

Palavras-chave:

Igualdade Racial, Políticas Públicas, Governança

Resumo

Este trabalho apresenta um relato das ações de pesquisa e de extensão implementadas no Projeto de Cooperação para desenvolvimento de modelo de governança aplicado às redes de políticas públicas de promoção da igualdade racial, no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, por meio de acordo de cooperação celebrado com a Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial – SEPPIR/PR. Por meio de uma abordagem qualitativa, a partir dos objetivos da cooperação, apresentam-se os resultados e destaca-se o modelo de governança desenvolvido e testado ao longo da implementação do projeto, assim como os sistemas de gestão e de monitoramento de propostas para a criação de políticas públicas. Na ótica da Engenharia, Gestão e da Inovação Social, o modelo de governança proposto e os sistemas desenvolvidos se constituem no principal legado, pois são escaláveis e replicáveis, isto é, podem ser reproduzidos na mesma área do conhecimento em uma eventual e possível reedição e ainda podem ser customizados e aplicados a quaisquer outras áreas que demandem coleta, mineração e tratamento de dados com vistas à discussão, geração, implementação e acompanhamento de políticas públicas. Ao final apresentam-se os ganhos para os desenvolvedores, para a universidade e para a sociedade como um todo, na direção, também e principalmente, da redução das desigualdades.

Biografia do Autor

Eduardo Lobo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Possui Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e  Pós-Doutorado em Educação e Tecnologia pela PUC-SP. Dentre outras atividades é professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Brasil.

Marcos Baptista Lopez Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Administração e Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Dentre outras atividades é professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Brasil.

Alexandre Moraes Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Administração, Mestrado em Ciências da Computação e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Dentre outras atividades é professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Brasil.

Referências

BRUYNE, P. et al. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os pólos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais (8a ed.). São Paulo: Cortez, 2006.

FERNANDES, Florestan. O Negro no Mundo dos Brancos. São Paulo: Editora Global, 2007.

FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 2007.

IPEA. Subsídios à II CONAPIR Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Brasília/DF: SEPPIR, 2009.

LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MOEHLECKE, Sabrina. Propostas de ações afirmativas no Brasil. São Paulo, USP, Tese de Mestrado, 2000.

___________________. Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial. In: Educação e Sociedade, v. 25, n. 88, p. 757-776, Especial – Out. 2004. Campinas: UNICAMP, 2004.

PROJETO DE COOPERAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE GOVERNANÇA APLICADO A REDES DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. RELATÓRIO FINAL Volume 1. Termo de Cooperação Técnica UFSC-SEPPIR, Florianópolis, 2015.

_______________. RELATÓRIO FINAL Volume 2. Termo de Cooperação Técnica UFSC-SEPPIR. Ações Afirmativas em Universidades Brasileiras para a Inclusão e Empregabilidade da População Negra - Apêndice H, Florianópolis, 2015.

_______________. RELATÓRIO FINAL Volume 2. Termo de Cooperação Técnica UFSC-SEPPIR. Projeto de Pesquisa - Cooperação para desenvolvimento de Modelo de Governança aplicado a Redes de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Apêndice G, Florianópolis, 2015.

_______________. RELATÓRIO FINAL Volume 2. Termo de Cooperação Técnica UFSC-SEPPIR. Da 'Liberdade Escrava' às Ações Afirmativas - Políticas Públicas para Igualdade Racial de Negros. Apêndice I, Florianópolis, 2015.

_______________. RELATÓRIO FINAL Volume 2. Termo de Cooperação Técnica UFSC-SEPPIR. Políticas Públicas Destinadas às Comunidades Remanescentes de Quilombo – Uma Análise dos Resultados da I e II Conapir. Apêndice J, Florianópolis, 2015.

_______________. RELATÓRIO FINAL Volume 3. Termo de Cooperação Técnica UFSC-SEPPIR. Guia do Participante. Apêndice N, Florianópolis, 2015.

_______________. RELATÓRIO FINAL Volume 3. Termo de Cooperação Técnica UFSC-SEPPIR. Relatório Equipe SAC. Apêndice O, Florianópolis, 2015.

_______________. RELATÓRIO FINAL Volume 3. Termo de Cooperação Técnica UFSC-SEPPIR. Relatório das Atividades da Equipe de apoio Nugecorp UFSC em Brasília. Apêndice P, Florianópolis, 2015.

SEPPIR. Boletim Informativo da II CONAPIR – Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Edição nº 1 – Ano 1/Nov. 2007. Brasília/DF: SEPPIR, 2007.

Downloads

Publicado

2023-04-16

Como Citar

Lobo, E., Dalmau, M. B. L., & Ramos, A. M. (2023). Um relato das ações desenvolvidas no Projeto de Cooperação para desenvolvimento de modelo de governança aplicado à redes de políticas públicas de promoção da igualdade racial – cooperação SEPPIR/UFSC. Revista Engenharia De Interesse Social, 8(10), 45–71. https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v8i10.6489