Análise da viabilidade técnica e econômica entre os sistemas construtivos Light Steel Framing e alvenaria estrutural em habitação de interesse social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v7i9.6561

Palavras-chave:

Programas de Interesse Social, Déficit Habitacional, Cronograma, Orçamento.

Resumo

Neste artigo é apresentada uma análise da viabilidade técnica e econômica entre os sistemas construtivos em alvenaria estrutural e Light Steel Framing (LSF), com o intuído de avaliar qual o melhor sistema para construções de residências unifamiliares. Tem -se como base para o estudo de caso o projeto padrão da Caixa Econômica Federal em alvenaria estrutural, já para LSF foi utilizado o projeto apresentado por Penna (2009). Utilizou-se como base a tabela SINAPI que apresenta as especificações do custo dos materiais, mão de obra e índice de produtividade, para execução dos orçamentos e cronogramas. Em relação as etapas referentes a estrutura e vedação dos dois sistemas construtivos, notou-se que o projeto em alvenaria estrutural possui vantagens em relação ao custo. Já em relação a viabilidade técnica, o projeto em LSF é o mais bem avaliado, decorrente da rápida execução e baixa geração de resíduos. Assim o LSF é o sistema mais recomendado para solucionar o problema do déficit habitacional no país, uma vez que a redução de tempo na execução pode chegar a 57% se comparado com a alvenaria estrutural, podendo ser construído com maior agilidade, permitindo a construção em grande escala.

Biografia do Autor

Nathália Larissa Silva Madeira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Engenharia de Civil pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Unidade João
Monlevade, MG, Brasil. E-mail: madeiraengenharia@gmail.com.

Letícia Maria Venâncio Rezende, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Engenharia de Civil pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Unidade João
Monlevade, MG, Brasil. E-mail: leticia.0615830@discente.uemg.br.

Ladir Antonio Silva Junior, Universidade Estadual de Minas Gerais, João Monlevade, MG

Concentrou o seu ciclo profissionalizante na área de engenharia civil, tendo concluído sua graduação na Universidade Federal de Viçosa - UFV, no ano de 2011. Posteriormente na mesma instituição realizou o curso de pós-graduação, obtendo o título de mestre em engenharia da construção, no ano de 2015. Durante este período académico, procurou centralizar seus esforços para a área de estruturas, tendo cursado durante o período da graduação disciplinas como: Pontes, Edifícios de Concreto Armado, Concreto Protendido e Edifícios Industriais em Estruturas Metálicas. Teve como tema de trabalho de conclusão de curso, a análise estrutural de segunda ordem de pórticos planos para edifícios industriais em estrutura de aço, com a realização da análise numérica e dimensionamento de 50 modelos de pórticos planos, correlacionando as suas taxas de aço com suas tipologias e seus vãos livres. Durante o mestrado, com intuito de complementar o conhecimento na referida área, foram cursadas as seguintes disciplinas: Estruturas Mistas, Patologias em Concreto Armado, Fundamentos de Estruturas de Aço, Estruturas Pré-Moldadas, Alvenaria Estrutural e Análise Experimental de Estruturas. Tendo como tema principal da dissertação de mestrado, a análise experimental de vibrações em sistemas de piso misto de aço e concreto, selecionando um conjunto de sistemas de piso misto pertencentes a edifícios de múltiplos andares, situados na cidade de Viçosa, definindo estratégias para realização de ensaios de impacto e de vibração forçada nos sistemas de piso selecionados e avaliação do desempenho dos mesmos, considerando critérios de conforto humano. Desde a conclusão de seu período acadêmico, vem atuando como engenheiro na empresa Projettari - Engenharia & Arquitetura, exercendo a função de: calculista de edifícios de múltiplos andares em concreto armado e edifícios industriais em estrutura de aço, execução de projetos hidro sanitários, execução de projetos elétricos, execução de projetos técnicos de prevenção a pânico e incêndio e acompanhamento a obras em geral. Além disso, atua na área docente como professor da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais - campus de João Monlevade) desde o primeiro semestre de 2016, ministrando disciplinas como: Teoria das Estruturas I, Teoria das Estruturas II, Teoria das Estruturas III, Pontes e Tópicos Especiais (disciplina de ementa livre, onde estão sendo aplicados conceitos e dimensionamento de edifícios de concreto armado).

Referências

CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF). Cadernos Caixa – Projeto padrão – Casas Populares. Vitória/ES, 2006. 36p.

CORTEZ, L. A. da R.; MACIEL, C. A. dos S.; SANTOS, P. B.; LIMA, R. T.; SANTOS, T. M. F. dos; NASCIMENTO, M. M. G. dos. Uso das Estruturas de aço no Brasil. Cadernos de Graduação. Ciências Exatas e Tecnológicas, v. 4, n. 2, p. 217-228. Alagoas, 2017.

CRASTO, R. C. M. de; Arquitetura e tecnologia em sistemas construtivos industrializados: Light Steel Framing. 2005. Dissertação (Mestrado) – Curso de Engenharia Civil, Construções Metálicas, Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2005. 255p.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV). Análise das Necessidades Habitacionais e suas Tendências para os Próximos Dez Anos. Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias – ABRAINC. Produto 2 – Relatório Técnico Final – 2ª Versão. 2018. 64p.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO (FJP). Estatística e Informações Demográfica e Indicadores Sociais: Déficit Habitacional no Brasil Resultados preliminares – 2015. Diretoria de Estatística, Belo Horizonte, 2018. 21p.

KALIL, S. M. B. Alvenaria Estrutural. 2007. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Civil, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2007. 86p.

LEIN, B.G.; MARONEZI, V. Comparativo orçamentário dos sistemas construtivos em alvenaria convencional, alvenaria estrutural e light steel frame para construção de conjuntos habitacionais. 2013. 141 f. Trabalho de Graduação (Graduação em Engenharia Civil) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Pato Branco, 2013.

MOHAMAD, G. Construções em Alvenaria Estrutural: materiais, projeto e desempenho. 1ª ed. Blucher. São Paulo, 2015.

PENNA, F. C. F. Análise da Viabilidade Econômica do Sistema Light Steel Framing na Execução de Habitações de Interesse Social: Uma Abordagem Pragmática. Dissertação (Mestrado) – Curso Engenharia Civil, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2009. 92p.

SILVA JUNIOR, E. L.; BARROS E. S.; BERNARDINO G. A.; ANDRADE H. M. S.; CAVALCANTE FILHO A. M. Viabilidade Econômica entre Alvenaria Estrutural e Estrutura Convencional em Concreto Armado para Empreendimento em Recife-PE. Artigo apresentado no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia – CONTECC. Maceió, 2018.

SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL (SINAPI). Custos de Composições Analítico. Belo Horizonte, maio. 2021. Disponível em: <https://www.caixa.gov.br/poder-publico/mode

rnizacao-gestao/sinapi/Paginas/default.aspx> Acesso em: mai. 2021.

TONUCCI FILHO, J. B. M.; PATRÍCIO, P. A.; BASTOS, C. Nota técnica, Desafios e Propostas para Enfrentamento da COVID-19 nas Periferias Urbanas: análise das condições habitacionais e sanitárias dos domicílios urbanos no Brasil e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Disponível em: <https://www.cedeplar. ufmg.br/noticias/1229-nota-tecnica-desafios-e-propostas-para-enfrentamento-da-covid-19-nas-periferias-urbanas-analise-das-condicoes-habitacionais-e-sanitarias-dos-domicilios-urbanos-no-brasil-e-na-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte> Acesso em: jul. 2020.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

Madeira, N. L. S., Rezende, L. M. V., & Junior, L. A. S. (2022). Análise da viabilidade técnica e econômica entre os sistemas construtivos Light Steel Framing e alvenaria estrutural em habitação de interesse social. Revista Engenharia De Interesse Social, 7(9), 66–86. https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v7i9.6561