RELATÓRIO DO ENADE E SEUS DESAFIOS:

uma análise do Curso de Pedagogia do UNIPAC/Barbacena

Autores

  • Marcillene Ladeira Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/Barbacena/MG)

Palavras-chave:

IES. Pedagogia. ENADE/2017. Meta-Avaliação.

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar o relatório do ENADE/2017, curso de Pedagogia, UNIPAC/Barbacena, com amostragem de 22 alunos concluintes. A metodologia está para a “meta-avaliação somativa”, acrescida da pesquisa “documental”, aplicação de “questionário” e “relatos institucionais” – este último acréscimo é que forneceu a pesquisa um caráter identitário próprio. No uso do referencial bibliográfico, realça-se a consulta a documentos legais (internos e externos), sites institucionais e os autores (em destaque): Scriven (1991; 2007), Elliote (2011), Pádua (2012), Carvalho K. (2019), Carvalho e Filho (2013). Como resultado, o estudo reconheceu, não sendo capaz de esgotar a dimensão do tema (longe de ser esta a pretensão), mas, o passo dado forneceu bases apuradas quanto à compreensão e segurançado assunto em pauta (uma responsabilidade de todos); atenta-se também ao fato de ter sido desenvolvida junto aos próprios avaliados (alunos que desenvolveram o TCC, ano 2019).

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Ladeira, M. (2021). RELATÓRIO DO ENADE E SEUS DESAFIOS:: uma análise do Curso de Pedagogia do UNIPAC/Barbacena. Perspectivas Em Políticas Públicas, 14(27). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/5248

Edição

Seção

Artigos