A presença da Educação em Direitos Humanos na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7236Palavras-chave:
Direitos Humanos; Educação em Direitos Humano; Educação Profissional e Tecnológica.Resumo
O presente artigo debate a presença da educação em direitos humanos na Educação Profissional e Tecnológica. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, desenvolvida através de revisão bibliográfica da literatura científica, apoiada na legislação acerca da EDH e na verificação dos programas dos cursos técnicos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. O artigo está organizado em três momentos. Primeiramente, são trazidas algumas considerações acerca dos direitos humanos no Brasil, com destaque para o percurso após a retomada da democracia no País. Em seguida, é abordada a educação em direitos humanos com ênfase na discussão de um novo sentido para o tema. Por fim, é visto a essencialidade da EDH na Educação Profissional e Tecnológica, de modo a garantir a formação integral do aluno desse nível de ensino. Como visto, há poucas obras que tratam sobre o tema e, da mesma forma, poucas disciplinas que se dedicam ao estudo dos direitos humanos nos programas dos cursos técnicos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Logo, há um campo amplo a ser explorado a fim de formar uma nova cultura em direitos humanos com foco na formação integral do aluno para além do caráter meramente técnico. É através de pesquisas e artigos como este que fomentam e divulgam a importância da presença e diálogos sobre os direitos humanos nos variados níveis de educação que pautaram a mudança pretendida.Referências
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