A presença da Educação em Direitos Humanos na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7236

Palavras-chave:

Direitos Humanos; Educação em Direitos Humano; Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

O presente artigo debate a presença da educação em direitos humanos na Educação Profissional e Tecnológica. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, desenvolvida através de revisão bibliográfica da literatura científica, apoiada na legislação acerca da EDH e na verificação dos programas dos cursos técnicos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. O artigo está organizado em três momentos. Primeiramente, são trazidas algumas considerações acerca dos direitos humanos no Brasil, com destaque para o percurso após a retomada da democracia no País. Em seguida, é abordada a educação em direitos humanos com ênfase na discussão de um novo sentido para o tema. Por fim, é visto a essencialidade da EDH na Educação Profissional e Tecnológica, de modo a garantir a formação integral do aluno desse nível de ensino. Como visto, há poucas obras que tratam sobre o tema e, da mesma forma, poucas disciplinas que se dedicam ao estudo dos direitos humanos nos programas dos cursos técnicos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Logo, há um campo amplo a ser explorado a fim de formar uma nova cultura em direitos humanos com foco na formação integral do aluno para além do caráter meramente técnico. É através de pesquisas e artigos como este que fomentam e divulgam a importância da presença e diálogos sobre os direitos humanos nos variados níveis de educação que pautaram a mudança pretendida.

Biografia do Autor

Gilberto Starck, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Fundação Hospitalar Getúlio Vargas - FHGV.

Especialista em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Cursando licenciatura em Filosofia na Universidade Federal de Pelotas/RS - UFPEL. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Rittter dos Reis – UNIRITTER. Membro da Comissão de Direitos Humanos da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas - FHGV. E-mail: starckadvogado@gmail.com. Currículo Lattes disponível em: <http://lattes.cnpq.br/7479746882212500>.

Patrícia Grasel da Silva, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Informática na Educação pelo Programa de Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGIE/UFRGS). Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). E-mail: patricia.grasel@ifrj.edu.br

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

Starck, G., & Grasel da Silva, P. (2023). A presença da Educação em Direitos Humanos na Educação Profissional e Tecnológica . SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(1), 66–92. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7236