A ACADEVI e sua participação na educação das pessoas com deficiência visual no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7311Palavras-chave:
EDUCAÇÃO INCLUSIVAResumo
Pessoas com deficiência visual foram consideradas fora de padrões sociais históricos e a sociedade atual é responsável por manter a concepção conservadora e incoerente que perpassa a educação e entrava a política de educação inclusiva. Este estudo reflete sobre a participação da ACADEVI (Associação Cascavelense de Pessoas com Deficiência Visual), como movimento social, na educação de pessoas com deficiência visual no ensino superior, em Cascavel e Toledo (PR), de 2000 a 2020, pois ela contribui na formação humana e social dos associados, na luta por direitos conquistados e ampliação da participação em espaços sociais. O materialismo histórico-dialético embasa a pesquisa; o conceito da supercompensação a ser alcançada pela pessoa com deficiência, possibilitando autonomia e validade social advém da Psicologia Histórico-Cultural. A metodologia contempla revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Os resultados indicam condições alcançadas no espaço acadêmico; demonstram que as pessoas com deficiência visual acessam e cursam o ensino superior por mobilizações coletivas, fator que influencia as instituições, ainda que falte muito de acessibilidade.
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