A ACADEVI e sua participação na educação das pessoas com deficiência visual no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7311

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Resumo

Pessoas com deficiência visual foram consideradas fora de padrões sociais históricos e a sociedade atual é responsável por manter a concepção conservadora e incoerente que perpassa a educação e entrava a política de educação inclusiva. Este estudo reflete sobre a participação da ACADEVI (Associação Cascavelense de Pessoas com Deficiência Visual), como movimento social, na educação de pessoas com deficiência visual no ensino superior, em Cascavel e Toledo (PR), de 2000 a 2020, pois ela contribui na formação humana e social dos associados, na luta por direitos conquistados e ampliação da participação em espaços sociais. O materialismo histórico-dialético embasa a pesquisa; o conceito da supercompensação a ser alcançada pela pessoa com deficiência, possibilitando autonomia e validade social advém da Psicologia Histórico-Cultural. A metodologia contempla revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Os resultados indicam condições alcançadas no espaço acadêmico; demonstram que as pessoas com deficiência visual acessam e cursam o ensino superior por mobilizações coletivas, fator que influencia as instituições, ainda que falte muito de acessibilidade.

Biografia do Autor

Eliane Novak, UNIOESTE

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Unioeste, campus de Cascavel, Paraná.

Membro do Programa de Educação Especial (PEE) da Unioeste.

Associada da ACADEVI.

Lucia Terezinha Zanato Tureck, UNIOESTE

Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação e Doutora em Letras.

Docente dos Colegiados do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestradoe Doutorado, na Unioeste, campus de Cascavel, Paraná.

Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Unioeste - NEaDUNI.

Inetegrante do Programa de Educação Especial (PEE).

Referências

ACADEVI. Estatutos. Cascavel, PR: Cartório Marchezini - Ofício de Registro de Títulos e Documentos, 1994; 1998; 2004.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm Acesso em: 10 jul. 2022.

CARVALHO, Alfredo Roberto de; ROSA, Enio da; TURECK, Lucia Terezinha Zanato. Contribuições da ACADEVI para a Educação das Pessoas Cegas

e com Visão Reduzida do Município de Cascavel. In: ORSO, Paulino José, (Org.). et al. Educação e História Regional: os desafios de sua reconstrução. Cascavel, PR: Coluna do Saber, 2008. p. 133-150.

EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAUJO, Ronaldo M. L.; RODRIGUES, Doriedson S. (Orgs.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. 1 ed. Campinas-SP: Alínea, 2012, v. 1, p. 52-71.

FAVORETO, Aparecida. Marxismo e educação no Brasil (1922-1935): o discurso do PCB e de seus intelectuais. Doutorado (tese). Programa de Pós-Graduação em Educação. UFPR, Curitiba, 2008.

IACONO, Jane Peruzo et al. Atendimento Educacional Especializado - AEE no ensino superior: criação da função transcritor-ledor. 6º Congresso Brasileiro de Educação Especial, UFSCar, 2014. Anais... UFSCar, São Carlos, SP. 1 a 4 de novembro de 2014.

MARX, Karl e ENGELS, Friederich. A ideologia alemã. São Paulo: HUCITEC, 1984.

PÁDUA, Ivã José de. O papel dos movimentos sociais das pessoas com deficiência na efetivação de políticas educacionais de acesso ao ensino superior na UNIOESTE. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, 2018.

PARANÁ. Conselho Estadual de Educação. Deliberação nº 02, de 20 de setembro de 2016. Dispõe sobre Normas para a Modalidade de Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Disponível em: http://www.cee.pr.gov.br/sites/cee/arquivos_restritos/files/migrados/File/pdf/Deliberacoes/2016/Del_02_16.pdf Acesso em: 2 jun. 2021.

PARANÁ. Lei nº 20.443, de 18 de dezembro de 2020. Institui cotas para pessoas com deficiência nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação das Universidades Estaduais. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/pr/lei-ordinaria-n-20443-2020-parana-dispoe-sobre-o-ingresso-de-pessoas-portadoras-de-deficiencia-nas-instituicoes-estaduais-deeducacao-superior-e-instituicoes-estaduais-de-ensino-tecnico Acesso em: 2 jun. 2021.

SILVA, Vera Lucia Ruiz Rodrigues da. SILVA, Dorisvaldo Rodrigues da. Gestão pública quanto ao acesso das pessoas com deficiência na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. In: Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) (Org). Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas. Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2015. (p. 145 - 168).

SILVEIRA BUENO, José Geraldo. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC, 1993.

TURECK, Lucia Terezinha Zanato. Deficiência, educação e possibilidades de sucesso escolar: um estudo de alunos com deficiência visual. 2003. 118 f. Dissertação (Mestrado). Pós-graduação em Educação. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, 2003.

TURECK, L. T. Z. et al. Programa de Educação Especial da Unioeste: vinte anos em atuação. XVII Seminário de Extensão Universitária: Extensão Universitária: seu papel transformador. Anais... Cascavel, PR, 17 e 18 de novembro de 2017. p. 1313 – 1321.

UNIOESTE. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 005, de 23 de março de 2021. Aprova o Regulamento da função de docente para Atendimento Educacional Especializado —AEE, aos discentes da Unioeste.

UNIOESTE. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 003, de 24 de março de 2022. Assegura vagas para Pessoas com Deficiência nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, da Unioeste, a partir do ano letivo de 2022.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras Completas - Tomo Cinco: Fundamentos de Defectologia. Tradução do Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE); revisão da tradução por Guillermo Arias Beatón. - Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2019. 488 p.

ZANETTI, Patrícia da Silva. Uma análise das políticas educacionais para as pessoas com deficiência visual no Estado do Paraná. 2017. 258 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Novak, E., & Zanato Tureck, L. T. (2023). A ACADEVI e sua participação na educação das pessoas com deficiência visual no Ensino Superior. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(1), 194–213. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7311