Reflexões sobre o fazer pesquisa em Educação em Direitos Humanos nas realidades latino-americanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7397

Palavras-chave:

Educacao, Direitos humanos, Educação em Direitos Humanos

Resumo

Este ensaio se configura como uma reflexão sobre o fazer Pesquisa em Educação em Direitos Humanos nas realidades latino-americanas. Procuramos compreender que o fazer pesquisa, na perspectiva das Epistemologias do Sul, é buscar uma investigação de maneira ecológica, trazendo os saberes para as nossas realidades e circunstâncias e sermos críticos à ideia de humanidade homogênea e a tradição eurocentrada. Pensar as realidades latino-americanas na perspectiva da Educação em Direitos Humanos nos inscreve na esteira dos caminhos da educação emancipadora para superar as heranças da colonialidade do saber e do poder. Isso nos remete a um olhar atento, uma escuta atenciosa com as pessoas imersas no processo de fazer pesquisa, além de uma luta coletiva para a garantia dos direitos a todas as pessoas latino-americanas.

Biografia do Autor

Caroline Martins de Sousa, UFSCar

Caroline Martins de Sousa. Estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Integrante dos Grupos de Pesquisa EduCárceres/UFSCar e NECCEL/UFSJ. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPQ.

Elenice Maria Cammarosano Onofre, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Prof.ª Dr.ª Elenice Maria Cammarosano Onofre. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Coordenadora do Grupo de Pesquisa EduCárceres/UFSCar - São Carlos. Brasil.

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

Martins de Sousa, C., & Maria Cammarosano Onofre, E. (2023). Reflexões sobre o fazer pesquisa em Educação em Direitos Humanos nas realidades latino-americanas . SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(1), 25–39. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7397