Mantle of the Expert (MoE) e o uso das Tecnologias Digitais na escola - uma experiência inglesa
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v1i1.3507Palavras-chave:
MoE, Tecnologias digitais, Ensino, AprendizadoResumo
O artigo apresenta o Mantle of the Expert (Manto do Especialista), MoE, uma prática pedagógica inglesa que cria realidades simuladas para desenvolver o currículo. A técnica, que faz o uso do teatro ou drama em sua acepção inglesa, ressalta também como as tecnologias atuam como aliadas na escola, como é possível verificar numa escola pública em Redditch, no município de Worcestershire, Inglaterra. Computadores, câmeras, iPads e outros gadgets assessoram o ensino e possibilitam aos alunos maior liberdade no processo de aprendizado e acesso ao currículo, além de um contato igualitário com relação às mídias. Em entrevista com o diretor da escola é possível notar que, com apoio governamental, professores e equipe dispostos a criar e a experimentar, as mídias e tecnologias tornam-se aliadas no uso de uma pedagogia diferenciada, prazerosa e que promove a equidade em sala.
Referências
Referências
BOLTON, G. Drama in Education and TIE: a comparison. In: Learning Through Theatre. Londres: Routledge, 2004.
BOWELL, P & Heap, B. S. Planning Process Drama. London: David Fulton Publishers, 2001, p.07.
HEATHCOTE, D. Entrevista: Roberta Luchini Boschi, jul. 2011. Derby, Inglaterra, 2011. 1 DVD (78 min).
KIERAN, R. Entrevista: Roberta Luchini Boschi, nov. 2017. Entrevistadora: Roberta Luchini. Inglaterra, 2017. 3 arquivos MP4 (24 min).
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_Guia_de_leitura.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2017.
OFSTED, “About us”, 29 de set. 2017. Disponível em: https://www.gov.uk/government/organisations/ofsted/about>. Acesso em 18 dez. 2018.
TAYLOR, T. A beginner’s Guide to Mantle of the Expert: a transformative approach to education. Norwich: Singular Publishing, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.