Desafios, saberes e práticas da formação docente quanto às tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v1i1.3630Palavras-chave:
Formação inicial docente, Tecnologia digital, CurrículoResumo
Este artigo apresenta os desafios, saberes e práticas que permeiam a formação docente nos cursos de licenciatura. O objetivo é compreender que espaços e tempos nos projetos pedagógicos são destinados à profissionalização docente para a apropriação das tecnologias digitais como recurso para a práxis. Estudos sobre esta questão mostraram que os currículos precisam prever mudanças para fomentar a interação entre aluno-professor-tecnologia, além de motivar e preparar os futuros professores para usar a tecnologia digital (cf. KENSKI, 2003; FRIZON, 2015; SOUZA & SHNEIDER, 2016). A pesquisa de cunho qualitativo mapeou palavras-chave pertencentes ao campo semântico da tecnologia digital para compreender como esta formação acontece em cada projeto pedagógico. Os resultados apontaram para a necessidade de um olhar mais detalhado e crítico sobre a estrutura curricular das licenciaturas de modo a ponderar sobre a efetiva contribuição dos currículos para a formação de professores efetivamente preparados para o uso da tecnologia digital.
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