“Ouvindo lives enquanto passo a roupa”: relato de experiência de professoras universitárias durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5012

Palavras-chave:

Covid-19, professoras universitárias, rotina.

Resumo

A pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade de mudança na rotina de diversas famílias em vários países, incluindo o Brasil. O presente artigo é um relato de experiência cujo objetivo é compreender a rotina de três professoras pesquisadoras mediante a situação de pandemia. As professoras trabalham em universidades federais no Nordeste, têm a mesma faixa etária e dois filhos em idade escolar cada uma. Nos relatos foi possível identificar como está a rotina de trabalho durante a pandemia, o cuidado dos filhos e como estão se sentindo diante das discussões na universidade sobre aulas remotas. Observou-se que as professoras estão trabalhando em casa com várias atividades fragmentadas ao longo do dia. Isso tem trazido ansiedade e estresse devido à sobrecarga. Há necessidade de se refletir sobre a saúde mental das professoras universitárias que estão em situação similar. 

Biografia do Autor

Luciana Fernandes de Medeiros, Facisa/UFRN

Psicóloga, doutora em psicologia social e professora adjunta do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/Facisa/UFRN. Especialista em psicologia clínica fenomenológico-existencial.

Renata Meira Veras, UFBA

Psicóloga e Fisioterapeuta. Doutora em Psicologia pela UFRN. Professora Associada do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFBA. Bolsista Produtividade CNPq nível 2.

Vanessa Santos de Arruda Barbosa, UFCG

Bióloga, Professora Associada do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN e mestre em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. Pesquisadora na área de epidemiologia de doenças parasitárias e vetores.

Downloads

Publicado

12/02/2021

Como Citar

Medeiros, L. F. de, Veras, R. M., & Barbosa, V. S. de A. (2021). “Ouvindo lives enquanto passo a roupa”: relato de experiência de professoras universitárias durante a pandemia de COVID-19. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(2), 90–104. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5012