Sobre a Revista

A SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia surge como um projeto que culmina a partir de estudos e projetos desenvolvidos pelo NECT - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia (grupo de pesquisa da Faculdade de Educação da UEMG que surgiu em 2001 com a finalidade de estudar e pesquisar a utilização dos diversos meios e recursos tecnológicos, tendo como objetivo principal contribuir com a formação de futuros profissionais da educação, promovendo assim um debate permanente entre práticas pedagógicas inovadoras em diálogo com as múltiplas tecnologias), COED - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação (grupo de pesquisa da Faculdade de Educação que surgiu em 2007 e tem como finalidade desenvolver investigações sobre o conhecimento numa perspectiva abrangente, dialogal e contemporânea, com propostas de interlocuções referentes a concepções sobre o conhecimento como instância cultural e investigando tais relações com a prática educacional) e demais profissionais vinculados a instituições parceiras que compõem a Equipe Editorial. Tem como missão ser um espaço de debates e difusão de pesquisas relacionadas à Educação, Comunicação e Tecnologia, de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre tais campos epistemológicos, ampliando, portanto, o conhecimento, o saber (SCIAS em esperanto). Com periodicidade semestral, publica artigos inéditos que tratem sobre as interfaces das tecnologias digitais e dos meios de comunicação na educação, como metodologias de ensino e de aprendizagem que tenham as tecnologias como recursos ou objeto, Educomunicação, desenvolvimento e design de materiais didáticos e recursos pedagógicos, estratégias de avaliação que levem em conta as tecnologias, letramento digital e informacional, Educação a Distância, entre outros.

ISSN: 2674-905X

Para submeter seu trabalho, utilize sempre o template disponível AQUI

Editora-chefe

  • Maria Esperança de Paula, Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Editores Associados

  • Natalia Lima Franco, Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil
  • Amanda Tolomelli Brescia, Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil
  • Magda Guadalupe dos Santos, Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

  • Sérgio Murilo Rodrigues, Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Qualis quadriênio (2017-2020)  B4

Licença Creative Commons

Os direitos de licenciamento utilizados pela SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).

TAXA DE SUBMISSÃO E TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGOS (ARTICLE PROCESSING CHARGES - APC)

A SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia não cobra dos(as) autores(as) nenhum tipo de taxa de submissão, processamento ou de publicação de artigos.

Anúncios

Edição Atual

v. 7 n. 1 (2025): SCIAS - Educação Comunicação e Tecnologia
Publicado: 2025-09-23

Artigos

  • Acessibilidade e tecnologia assistiva no contexto da educação profissional e tecnológica

    Marcia Gorett Ribeiro Grossi, Adrielle Ketllenn Fernandes de  Alvarenga
    7-31
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9546
  • O uso da tecnologia no ensino de literatura na EJA

    Patricia da Silva Coutinho, Ana Lúcia Pereira da Silva
    32-51
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9795
  • Tecnologias em sala de aula a importância de capacitar professores para o seu uso em práticas pedagógicas e aplicar regras de segurança às ferramentas escolhidas

    Lucília Panisset, Junio César Campos
    52-72
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9781
  • As TICs na educação especial

    Pipe Nascimento, Jean Carlos da Silva Feitosa
    73-89
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9769
  • Jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica nas aulas de lutas da educação física desafios e possibilidades

    Rúbia Mara Pimenta de Carvalho e Castro, Patrick Leony Rocha de Oliveira
    90-108
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9775
  • A construção colaborativa de vídeos como suporte multimodal nas aulas de geografia da educação básica

    Alexandre Siqueira Guimarães, Andréia de Assis Ferreira
    109-130
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9608
  • Um estudo sobre as metodologias ativas nos anos iniciais do ensino fundamental e sobre sua possível prática com crianças com transtorno do espectro autista (TEA)

    Merie Bitar Moukachar, Gabrielly Moreira Alves de Souza, Carolina Eugênia dos Santos Nicolau
    131-154
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9780
  • O processo de subjetivação na formação de pedagogos

    Luciano Andrade Ribeiro, Daniela Perri Bandeira
    155-178
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9622
  • Os desafios e estratégias do psicopedagogo hospitalar: garantindo a continuidade educacional e o desenvolvimento da psicopedagogia

    Camila Borges da Costa, Maria da Penha Barcelos Nascimento
    179-191
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9814
  • Filosofia para crianças na infância do filosofar: uma proposta pedagógica para uma formação ética

    Renato Faria
    192-210
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v7i1.9804
Ver Todas as Edições