Ensino emergencial à distância durante pandemia de COVID-19: Perspectivas sobre uso da ferramenta Google Classroom e privacidade de dados

Autores

  • Michelle Alves da Silva Docente do quadro permanente da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém. http://orcid.org/0000-0001-8248-7921
  • Ágnes Cássia Grillo Docente na Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém. Mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0003-4115-384X
  • Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Cubatão. Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. http://orcid.org/0000-0003-4633-632X

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5019

Palavras-chave:

Educação, Comunicação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

O presente relato tem como objetivo descrever a experiência do uso da ferramenta Google Classroom e G Suite for Education durante o período de isolamento social decorrente da pandemia ocasionada pela COVID-19. Em um exercício de reflexão desencadeado pelos dados apresentados no projeto Educação Vigiada, as três pesquisadoras debruçar-se-ão sobre a prática docente realizada na Educação Básica, nível fundamental II. O uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação não é novidade, entretanto, o atual momento fez com que a utilização de determinadas plataformas que trabalham segundo a lógica do Capitalismo de Vigilância (ZUBOFF, 2019) adentrassem o ambiente escolar sem que houvesse um amplo debate da comunidade. Esse relato apresenta-se como uma possibilidade de reflexão de futuras práticas que usam TDIC, considerando a problemática da mineração de dados, o uso da imagem, direitos autorais, política de privacidade e aumento da jornada de trabalho feminina.

Biografia do Autor

Michelle Alves da Silva, Docente do quadro permanente da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém.

Professora na Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém. Mestre em Biologia Aplicada - ramo Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas pela UA, Portugal. Bacharel e Licenciada em Ciência Biológicas pela UNISANTA, Santos/SP. 

 


Ágnes Cássia Grillo, Docente na Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém. Mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo.

Professora de Língua Portuguesa pela Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém e mestranda do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP. Possui graduação em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Católica de Santos e Pós-graduação (Lato Sensu) em Literatura Inglesa pela Faculdade São Luís.


Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira, Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Cubatão. Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos.

Professora no quadro permanente do Instituto Federal de São Paulo, Campus Cubatão. Mestre em Educação pela UFSCar, doutoranda em linguística pela mesma instituição. Visitor scholar na universidade de Berkeley, California (2018-2019). Pesquisa capitalismo de vigilância e governamentalidade algorítmica na perspectiva da análise de discurso.


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Publicado

12/02/2021

Como Citar

da Silva, M. A., Grillo, Ágnes C., & Ferreira, A. E. S. C. da S. (2021). Ensino emergencial à distância durante pandemia de COVID-19: Perspectivas sobre uso da ferramenta Google Classroom e privacidade de dados. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(2), 211–230. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5019