Perspectivas dos docentes de Educação Infantil em torno do Ensino Remoto: Dificuldades e expectativas

Autores

  • Luana Priscila Wunsch UNINTER
  • Aline Dias de Lima
  • Leticia Maria da Silva Malta
  • Felipe Ferreira Alves

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v3i1.5433

Resumo

O ano de 2020 trouxe consigo questões intensas da relação saúde e educação. Pela questão do isolamento social advindo da pandemia COVID-19, uma das mudanças mais bruscas deste cenário é a necessidade de relacionar-se de forma quase que exclusiva por meio das tecnologias. E para a educação, além disso estão sendo os debates sobre o ensino remoto e ensino híbrido. Perante essa realidade, este estudo tem como objetivo apresentar caminhos e possibilidades do ponto de vista formativo, para que os profissionais que atuam na Educação Infantil, reconhecidas suas particularidades, possam elaborar sentidos e significados positivos para o uso das tecnologias digitais como aliadas do processo de aprendizagem dos educandos dessa faixa etária. Para tanto, a pesquisa de cunho qualitativo e exploratório foi realizado em três fases (i) entrevista com professores da educação infantil, por meio de questionário (ii) revisão bibliográfica de literatura sobre as peculiaridades da educação infantil e sociedade (iii) análise dos dados obtidos no questionário. Ao refletir sobre estes dados, é imprescindível trazer a importância de uma nova estruturação da formação inicial dos professores, o que acaba por demandar novas promulgações de legislações baseadas nas novas competências exigidas no professor.

Biografia do Autor

Luana Priscila Wunsch, UNINTER

Doutora em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Pelotas-RS, 2013), sob financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal); Mestre em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, 2009); Especialista em Dinâmica da Comunicação e Informação (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2004) e Pedagoga (Universidade Positivo, 2003). Possui vasta experiência em desenvolvimento e coordenação de projetos educacionais, em especial na área pública de ensino. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) da UNINTER, coordena a linha de pesquisa "Formação do docente no contexto da sua prática: integração significativa das tecnologias" e é pesquisadora da Fundação Wilson Picler de Amparo a Educação, Ciência e Tecnologia.

Aline Dias de Lima

Formada no curso técnico profissionalizante Formação de Docentes. Licenciada em Pedagogia no Centro Universitário Internacional - UNINTER (2020), e laureada com o título de melhor aluno, pelo desempenho de 9,68 da turma de 2017/02. Foi por três anos investigadora bolsista no Programa de Iniciação Científica no projeto "Formação do docente no contexto da sua prática: Integração Significativa das Tecnologias" da mesma instituição e atua como voluntária no mesmo projeto. Especialista em Gestão Escolar e Educação Infantil e Anos Iniciais e atualmente professora auxiliar no Centro de Educação e Inclusão Social Betânia.

Leticia Maria da Silva Malta

Formada em Técnico em Formação de Docentes. Graduanda de Licenciatura em Geografia no Centro Universitário Internacional - UNINTER, terceiro ano. Integrante no programa de Iniciação Científica como bolsista, no projeto "Educação, Sociedade e Meio Ambiente."

Felipe Ferreira Alves

Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2020), cursando Segunda Licenciatura em Filosofia (UNINTER) e participante como investigador desde o ano de 2016 do Projeto de Pesquisa "Formação do Docente no Contexto da sua Prática: Integração Significativa das Tecnologias" da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2021-08-19

Como Citar

Priscila Wunsch, L., Dias de Lima, A. ., da Silva Malta, L. M., & Ferreira Alves, F. (2021). Perspectivas dos docentes de Educação Infantil em torno do Ensino Remoto: Dificuldades e expectativas. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 3(1), 5–27. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v3i1.5433