O ensino durante e pós-pandemia no Brasil: relatos de experiência na docência superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i2.6195

Resumo

Este artigo de opinião se presta a desenhar um panorama no ensino remoto durante a pandemia através da experiência em sala de aula remota de março/2020 até junho/2022 através de depoimentos colhidos dos alunos do curso de direito, do terceiro ao oitavo período. Para tanto foi utilizado a metodologia de pesquisa empírica com métodos quantitativo e qualitativo. Analisando os dados percebe-se que quatro grupos de alunos são visualizados, dentre os quais três se adequaram ao ensino remoto, preferindo-o em detrimento ao presencial e apenas um grupo necessita da aula presencial. Dentre os pontos positivos do ensino remoto se encontram a redução de gastos com transporte, alimentação, além da qualidade de vida relacionada a ausência de tempo de trânsito e proximidade com a família. Assim, este modelo de ensino se mostra viável na realidade atual tendo a manter-se presente mesmo no mundo pós-pandemia.

Biografia do Autor

Maria Maria Martins Silva Stancati, Universidade Estácio de Sá

Doutora e Mestre em Direito Público e Evolução Social (UNESA 2014-2020), Especialização em Direito Civil, Processo Civil e Empresarial (UVA 2009), Graduação em Direito (UNESA 2007). Professora de Direito Civil e Processo Civil da UNESA - Campus Alcântara e Niterói na Graduação e pós-Graduação Lato Sensu. Professora de Direito Notarial e Registral em cursos preparatórios para ingresso na carreira de Notário e Registrador. Bolsista de Pesquisa Produtividade - UNESA (2018-2020). Ex-Bolsista Prosup-Capes.

https://orcid.org/0000-0003-4680-6539

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Maria Martins Silva Stancati, M. (2023). O ensino durante e pós-pandemia no Brasil: relatos de experiência na docência superior. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 4(2), 3–14. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i2.6195