O Estudo online do canto lírico durante a pandemia de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6196

Resumo

O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre aulas e eventos de caráter pedagógico organizados de forma online durante a pandemia de COVID-19, bem como observações sobre vantagens e desvantagens deste formato. Ao enumerar adaptações e transformações causadas pela nova realidade, as autoras refletem sobre como essas mudanças poderão continuar influenciando atividades pedagógicas de canto, tornando-se permanentes ou se mesclando à rotina presencial em seu retorno. A quarentena adotada como medida protetiva durante a pandemia obrigou os profissionais do canto lírico a se adequarem ao mundo virtual tanto em performances como em suas aulas. Apesar de facilitar o acesso à diversas iniciativas às quais muitos não teriam contato em caráter presencial, esta realidade também levantou problemáticas como a falta de recursos, o acesso à formação e a exaustão por excesso de atividades, levando a questionamentos e reflexões necessárias.

Biografia do Autor

Ligia Ishitani Silva, Conservatorio Benedetto Marcello di Venezia

Natural de Belo Horizonte, Lígia é Bacharel e Mestre em Música pela UFMG. Em sua cidade natal, foi um dos vencedores do III Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Posteriormente, Lígia continuou seus estudos no Conservatório Benedetto Marcello de Veneza, Itália, com Luisa Giannini.

Na Itália, cantou as personagens Zenobia, na ópera "Zenobia, Regina dei Palmireni" de Albinoni (Teatro Malibran de Veneza), Barsina, na ópera "La Statira" de Albinoni (Teatro Comunale Mario del Monaco de Treviso), La Contessa, na ópera "La Diavolessa" de Galuppi (Teatro Olímpico de Vicenza) e Rosina, na ópera “L’amore Artigiano” de Latilla (Ca’ Rezzonico de Veneza).

Contemporaneamente à sua atividade operística, vem realizando atividades de performance com foco na música de câmara brasileira e atividades de pesquisa tendo como tema a ansiedade do cantor lírico.

Mariana Correa de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Letras com habilitação em Inglês pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Música com habilitação em Canto pela Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG). Pós-graduação lato sensu em Canto e Expressão pela Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó (FACEC). Desenvolveu trabalho na área de Intermidialidade sob orientação da Professora Thaïs Flores Nogueira Diniz, estudando produções de Stanley Kubrick e Robert Lepage. Apresentou como Monografia do curso de Letras um trabalho sobre o livro Stardust, de Neil Gaiman e Charles Vess, com foco na discussão sobre intermidialidade e recontextualização de contos de fadas. No curso de Música, apresentou como TCC proposta de performance do Lied 'Erlkönig', de Schubert, baseada em análise do poema de Goethe. Atualmente, é integrante dos coros Coro Madrigale, Ars Nova Coral da UFMG e Coro Lírico de MG, atuando também como solista em trabalhos variados.

Downloads

Publicado

2022-10-05

Como Citar

Ishitani Silva, L., & Correa de Oliveira, M. . (2022). O Estudo online do canto lírico durante a pandemia de covid-19. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 4(1), 42–63. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6196