Design para o ensino de experiências comunicacionais imersivas

Autores

  • Eduardo Fernando Uliana Barboza Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i1.7480

Resumo

O design utiliza a comunicação visual para criar uma experiência narrativa multissensorial que tem como base a percepção e a cognição, a cor e a forma. Por isso, a interatividade é um requisito essencial quando oferecemos uma experiência imersiva. Com base em experiências vivenciadas durante aulas práticas sobre novas narrativas da comunicação que originou um protótipo comunicacional acadêmico, a proposta deste artigo, a partir do método Design Sprint, é expandir a multinarrativa, desenvolvendo conteúdo turístico e institucional sobre a cidade de Curitiba com possibilidade de interação, compartilhamento espontâneo e viralização. Promovendo um novo modo de se pensar e produzir materiais informativos não-lineares e imersivos. O design enquanto fusão entre arte e linguagem leva em consideração a jornada emocional dos usuários que naturalmente não é padronizada e conta com altos e baixos proveniente das sensações experimentadas.

Biografia do Autor

Eduardo Fernando Uliana Barboza, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e docente do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Alto Araguaia.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Uliana Barboza, E. F. (2023). Design para o ensino de experiências comunicacionais imersivas. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 5(1), 83–100. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i1.7480