Inteligência artificial na educação: potencialidades e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7692

Palavras-chave:

Inteligência artificial; educação; contexto educacional. IA.

Resumo

Este artigo aborda a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na educação, analisando suas potencialidades e desafios para o contexto educacional. A IA tem ganhado destaque como uma ferramenta promissora para melhorar a qualidade da aprendizagem, personalizar o ensino e otimizar a gestão educacional. Neste estudo, são apresentados exemplos práticos de como a IA já está sendo utilizada em sala de aula, como sistemas de tutoria inteligente, assistentes virtuais e análise de dados educacionais. Além disso, são discutidos os desafios éticos, sociais e pedagógicos associados à adoção da IA na educação, como questões de privacidade, viés algorítmico e a necessidade de formação contínua dos professores. Através da análise dessas potencialidades e desafios, busca-se oferecer uma visão abrangente sobre o impacto da IA na educação e suas possíveis direções futuras.

 

Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio De Abreu Pestana Dos Santos, Universidade Ibirapuera

Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe Membro da Associação Brasileira de Autoimunidade Docente Pesquisador em Educação e Neurociência aplicada ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências

Referências

FAVA, Rui.Trabalho Educação e Inteligência Artificial: a era do indivíduo versátil.

Porto Alegre: Editora Penso, 2018.

WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília, DF: Unesco, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

De Abreu Pestana Dos Santos, D. M. A. (2023). Inteligência artificial na educação: potencialidades e desafios. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 5(2), 74–89. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7692