“E aí, Siri?!”

possibilidades pedagógicas com assistentes virtuais

Autores

  • Jean Carlos da Silva Monteiro Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7711

Palavras-chave:

Assistente virtual, Siri, Apple, Tecnologia Educacional, Aprendizagem móvel

Resumo

O presente artigo fala sobre as possíveis abordagens pedagógicas e as contribuições da inserção estratégica de assistentes virtuais no processo de aprendizagem. Questiona o potencial da utilização de assistentes virtuais enquanto recurso pedagógico para apoiar processos formativos. Objetiva descrever as possibilidades educacionais oferecidas pelos assistentes virtuais, com ênfase na Siri, desenvolvida pela Apple, utilizada em dispositivos como iPhones, iPads e Macs. Realiza um breve estudo bibliográfico, quando mapeia pesquisas que abordam o uso de assistentes virtuais na educação, e exploratório, quando investiga de que maneira a Siri pode contribuir para o processo de aprendizagem. Espera-se que este artigo contribua para o entendimento dos benefícios do uso estratégica de assistentes virtuais na aprendizagem e motive professores a realizar a integração prática dessa tecnologia em nos mais diferentes contextos educacionais.

Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, pesquisando principalmente sobre Hipertexto e Hipertextualidade, Tecnologias Digitais na Educação, Ensino e formação do Jornalista, Aplicativos e Metodologias Ativas de Aprendizagem. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1339098378453005. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8025-3670. E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Monteiro, J. C. da S. (2023). “E aí, Siri?!”: possibilidades pedagógicas com assistentes virtuais. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 5(2), 90–103. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7711