Metodologias de ensino no aprendizado de programação para crianças: um estudo sobre práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7839

Palavras-chave:

Aprendizagem, Crianças, Programação

Resumo

A programação para crianças se apresenta como um meio para inseri-las no contexto dos computadores, permitindo que programem esses dispositivos de forma lúdica. Contudo, podem ser adotados métodos específicos para isso, de modo que as crianças se concentrem em um aprendizado importante, mas que deve ser divertido. Desse modo, esta pesquisa ambiciona identificar as metodologias de ensino para crianças, no que diz respeito à programação. Para isso fez uso de uma revisão bibliográfica e da aplicação da análise de conteúdo, sendo esta pesquisa exploratória qualitativa. Por resultado, foram identificadas e descritas as metodologias de aprendizagem por meio de jogos, robótica, linguagens de programação visual e aprendizagem Unplugged. Por meio destas metodologias, tende-se a motivar e engajar os alunos, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa e duradoura, com benefícios que exploram a criatividade, lógica, raciocínio matemático e trabalho em equipe. As metodologias mais citadas foram relacionadas à robótica, enquanto as com maior aceitação entre as crianças são voltadas à programação visual. A programação Unplugged permite que o ensino de programação seja aplicado em contextos em que o acesso a computadores é dificultado. Assim, a aprendizagem de programação é algo acessível ao público infantil, independentemente da tenra idade ou classe social.

Biografia do Autor

Gustavo Sommer de Faria, Universidade FUMEC

Graduação em Ciência da Computação. Desenvolvedor ABAP na ArcelorMittal Sistemas. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento e metodologias de ensino.

Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

Pós-Doutorado pelo Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Atuação como Professor do Curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Experiência profissional em consultorias e Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, bem como atuou por 15 anos no mercado de Tecnologia da Informação. Atualmente é professor na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento. Autor do livro: "Gestão do Conhecimento: uma abordagem para a ação" (disponível em www.gcholistica.com.br).

Frederico Giffoni de Carvalho Dutra, Universidade FUMEC

Professor, pesquisador, Doutor em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (2007) e Graduado em Administração (2005). Atua na área de Comunicação, Marketing e Inteligência da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG, com foco em inteligência e monitoramento de clientes e marcas nas redes sociais e leciona em cursos de graduação e pós-graduação. Possui experiência nas áreas de gestão da informação e do conhecimento, inteligência competitiva, marketing e inovação. Livro: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35017-inteligencia-artificial-para-inteligencia-competitiva

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - FUMEC (2019). Mestre em Administração - Área de pesquisa: Estratégia e Competitividade - pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerias - FEAD (2008); MBA em Logística pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Finanças pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Gestão de Instituições pelo Núcleo de Pós Graduação Pitágoras (2011), Especialização em Administração da Produção pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (1997); Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva (1991). Construiu sua trajetória com experiência de 31 anos, como Gestora nas áreas Administrativa, Planejamento de Controle da Produção, Logística, Almoxarifado, Expedição, Suprimentos em algumas empresas nacionais e multinacionais (Jabil do Brasil, Itambé, ABC Dados, Condor Equipamentos Industriais) com ramos de atividades diversos (Eletroeletrônica, Laticínios e Metalurgia). No Ensino Superior possui sólida experiência de 16 anos atuando como Diretora de Campus, Coordenadora de Pós-graduação e Graduação e Professora universitária em diversas Instituições de Ensino Superior (FUMEC, Newton Paiva, PUC, SENAC, UEMG, UNA, UNIPAC). Associada individual da SBGC. Atualmente é Coordenadora do Curso de Administração da Universidade FUMEC e participa do grupo de Pesquisa KM-Inova da Universidade FUMEC, desenvolvendo pesquisas na área da Inovação, Estratégia e Gestão Conhecimento. Diretora Executiva da Capacitar JNR. Consultora Organizacional. Professora Universitária. Orientadora de trabalhos no Stricto Senso e MBA. Autora de Livros e Artigos publicados em Revistas e Congressos Nacionais.

Josiane da Costa Vieira Rezende, Universidade FUMEC

Doutora em Ciência da Computação (2020) e Mestre (2015) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2007), com ênfase em Controle e Automação Industrial. Coordenadora do Curso de Engenharia da Computação e Professora nos cursos de graduação em Ciência da Computação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Otimização e Inteligência Computacional, tendo como principais temas de pesquisa: metaheurísticas, Programação Linear, problemas de otimização combinatorial e Redes de Sensores Sem Fio.

Referências

AKIBA, D. Computational Thinking and Coding for Young Children: A Hybrid Approach to Link Unplugged and Plugged Activities. Education Sciences, v. 12, n. 11, p. 1-7, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci12110793

AKPINAR, Y.; ASLAN, U. Supporting children's learning of probability through video game programming. Journal of Educational Computing Research, v. 53, n. 2, p. 228-259, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0735633115598492

ALMJALLY, A. et al. Investigating primary school children's embodied expression of programming concepts. International Journal of Child-Computer Interaction, v. 36, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijcci.2023.100574

ARNAB, S. et al. Framing the Adoption of Serious Games in Formal Education. Electronic Journal of e-Learning, v. 10, n. 2, p. 159-171.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BELL, T. et al. Gaming and making: The relationship between constructionist gaming and interest in STEM careers. Computers & Education, v. 61, p. 46-59, 2013.

BENTON, L. et al. Designing for learning mathematics through programming: A case study of pupils engaging with place value. International Journal of Child-Computer Interaction, v. 16, p. 68-76, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijcci.2017.12.004

BLIKSTEIN, P. Digital fabrication and “making” in education: The democratization of invention. In: FABLABS: Of Machines, Makers and Inventors. Springer, 2013. p. 31-43. DOI: https://doi.org/10.14361/transcript.9783839423820.203

BORGES, R. P. et al. A systematic review of literature on methodologies, practices, and tools for programming teaching. IEEE Latin America Transactions, v. 16, n. 5, p. 1468-1475, 2018. DOI: https://doi.org/10.1109/TLA.2018.8408443

BURKE, Q. et al. Connected learning through making: Designing for social and emotional support. International Journal of Child-Computer Interaction, v. 10, p. 15-21, 2016.

BURLESON, W. S. et al. Active learning environments with robotic tangibles: Children's physical and virtual spatial programming experiences. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 11, n. 1, p. 96-106, 2017. DOI: https://doi.org/10.1109/TLT.2017.2724031

CAMPBELL, F. A. et al. The development of cognitive and academic abilities: growth curves from an early childhood educational experiment. Developmental psychology, v. 37, n. 2, p. 231, 2001. DOI: https://doi.org/10.1037/0012-1649.37.2.231

CHENG, G. Exploring factors influencing the acceptance of visual programming environment among boys and girls in primary schools. Computers in Human Behavior, v. 92, p. 361-372, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.11.043

CHENG, G.; CHEN, C. Processing analysis of swift playgrounds in a children’s computational thinking course to learn programming. Computers, v. 10, n. 5, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/computers10050068

CHIAZZESE, G. et al. Educational robotics in primary school: Measuring the development of computational thinking skills with the bebras tasks. Informatics, v. 6, n. 4, 2019. DOI: https://doi.org/10.3390/informatics6040043

CHIAZZESE, G. et al. Engaging primary school children in computational thinking: Designing and developing videogames. [Involucrando a los niños de educación primaria en el Pensamiento Computacional: diseñando y desarrollando videojuegos] Education in the Knowledge Society, v. 19, n. 2, p. 63-81, 2018. DOI: https://doi.org/10.14201/eks20181926381

CHRONIS, C.; VARLAMIS, I. FOSSBot: An Open Source and Open Design Educational Robot. Electronics, v. 11, n. 16, p. 1-13, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/electronics11162606

CORMEN, T. H. et al. Introduction to algorithms. MIT press, 2022.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Flow: The psychology of optimal experience. Harper & Row, 1990.

DASGUPTA, S. et al. Extending Scratch: New pathways into programming. In: IEEE Symposium on Visual Languages and Human-Centric Computing (VL/HCC), 2015, pp. 165-169. DOI: https://doi.org/10.1109/VLHCC.2015.7357212

DETERDING, S. et al. From game design elements to gamefulness: defining "gamification". In: Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference: Envisioning Future Media Environments, 2011, pp. 9-15. DOI: https://doi.org/10.1145/2181037.2181040

FARIA, G. Programação para crianças. Belo Horizonte, 2022. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/introduprograma%C3%A7%C3%A3o-para-crian%C3%A7as-gustavo-sommer. Acesso em: 02 mai. 2023.

FÜLÖP, M. T. et al. Development of computational thinking using microcontrollers integrated into OOP (object-oriented programming). Sustainability (Switzerland), v. 14, n. 12. DOI: https://doi.org/10.3390/su14127218

GEE, J. P. What video games have to teach us about learning and literacy. Palgrave Macmillan, 2007.

GROVER, S.; PEA, R. Computational Thinking in K-12: A Review of the State of the Field. Educational Researcher, v. 47, n. 2, p. 97-108.

GUZDIAL M. Paving the way for computational thinking. Communications of the ACM, v. 51, n. 8, p. 25–27, 2008. DOI: https://doi.org/10.1145/1378704.1378713

HAMARI, J. et al. Does Gamification Work? — A Literature Review of Empirical Studies on Gamification. In: Proceedings of the Annual Hawaii International Conference on System Sciences, 2014. DOI: https://doi.org/10.1109/HICSS.2014.377

HEIKKILÄ, M.; MANNILA, L. Debugging in programming as a multimodal practice in early childhood education settings. Multimodal Technologies and Interaction, v. 2, n. 3. DOI: https://doi.org/10.3390/mti2030042

HOGENBOOM, S. A. M. et al. Computerized adaptive assessment of understanding of programming concepts in primary school children. Computer Science Education, v. 32, n. 4, p. 418-448. DOI: https://doi.org/10.1080/08993408.2021.1914461

JIANG, S.; WONG, G. K. W. Exploring age and gender differences of computational thinkers in primary school: A developmental perspective. Journal of Computer Assisted Learning, v. 38, n. 1, p. 60-75. DOI: https://doi.org/10.1111/jcal.12591

JO, Y. et al. Tactile scratch electronic block system: Expanding opportunities for younger children to learn programming. International Journal of Information and Education Technology, v. 11, n. 7, p. 319-323. DOI: https://doi.org/10.18178/ijiet.2021.11.7.1529

KAFAI, Y. B.; BURKE, Q. Computer programming goes back to school. Phi Delta Kappan, v. 96, n. 3, p. 38-43.

KÁLÓZI-SZABÓ, C. et al. Employing robotics in education to enhance cognitive Development—A pilot study. Sustainability (Switzerland), v. 14, n. 23, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/su142315951

KAPP, K. M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons, 2012. DOI: https://doi.org/10.1145/2207270.2211316

KJÄLLANDER, S. et al. Elementary students’ first approach to computational thinking and programming. Education Sciences, v. 11, n. 2, p. 1-15, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci11020080

KOURTI, Z. et al. Computational thinking in preschool age: A case study in Greece. Education Sciences, v. 13, n. 2, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci13020157

LANDERS, R. N. et al. Psychological theory and the gamification of learning. In: GAMIFICATION IN EDUCATION AND BUSINESS. Springer, Cham, 2017. p. 19-44.

MALONEY, J. et al. The Scratch Programming Language and Environment. ACM Transactions on Computing Education, v. 10, n. 4, p. 1–15, 2010. DOI: https://doi.org/10.1145/1868358.1868363

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7ª ed. Editora Atlas, 2010.

MATHEW, A. N.; ROHINI, V.; PAULOSE, J. NLP-based personal learning assistant for school education. International Journal of Electrical and Computer Engineering, v. 11, n. 5, p. 4522-4530, 2021. DOI: https://doi.org/10.11591/ijece.v11i5.pp4522-4530

MERINO-ARMERO, J. M. et al. Unplugged activities in cross-curricular teaching: effect on sixth graders’ computational thinking and learning outcomes. Multimodal Technologies and Interaction, v. 6, n. 2, p. 1-11, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/mti6020013

OCAÑA, J. M. et al. Can a learning companion be used to continue teaching programming to children even during the COVID-19 pandemic? IEEE Access, v. 8, p. 157840-157861, 2020. DOI: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2020.3020007

OMATA, K.; IMAI, S. Practice of programming education using finger robot. Journal of Robotics, Networking and Artificial Life, v. 6, n. 4, p. 262-264, 2020. DOI: https://doi.org/10.2991/jrnal.k.200221.002

PANSKYI, T.; ROWIŃSKA, Z. A holistic digital game-based learning approach to out-of-school primary programming education. Informatics in Education, v. 20, n. 2, p. 1-22, 2021. DOI: https://doi.org/10.15388/infedu.2021.12

PAPASTERGIOU, M. Digital game-based learning in high school computer science education: Impact on educational effectiveness and student motivation. Computers & Education, v. 52, n. 1, p. 1-12, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2008.06.004

PAPERT, S. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. 1 ed. Basic Books, 1980.

PAUCAR-CURASMA, R. et al. Evaluation of computational thinking using four educational robots with primary school students in Peru. [Evaluación del pensamiento computacional utilizando cuatro robots educativos con estudiantes de primaria en Perú]. Education in the Knowledge Society, v. 23, 2022. DOI: https://doi.org/10.14201/eks.26161

PRENSKY, M. Digital game-based learning. McGraw-Hill, 2001.

RAMÍREZ-BENAVIDES, K.; LÓPEZ, G.; GUERRERO, L. A. A mobile application that allows children in the early childhood to program robots. Mobile Information Systems, 2016. DOI: https://doi.org/10.1155/2016/1714350

RESNICK, M. Coding to Become Creative Thinkers. Massachussetts, 2014. Disponível em: https://www.wise-qatar.org/coding-creative-thinking-mitchel-resnick/. Acesso em: 10 mai. 2023.

ROSE, S. P.; HABGOOD, M. P. J.; JAY, T. Designing a programming game to improve Children’s procedural abstraction skills in scratch. Journal of Educational Computing Research, v. 58, n. 7, p. 1372-1411, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0735633120932871

SANTOS, A. I. et al. Robotics for young people in azoresminibot. International Journal of Information and Education Technology, v. 13, n. 1, p. 33-41, 2023. DOI: https://doi.org/10.18178/ijiet.2023.13.1.1777

SCHERER, R.; SIDDIQ, F.; SÁNCHEZ-SCHERER, B. Some Evidence on the Cognitive Benefits of Learning to Code. Frontiers in Psychology, v. 12, 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.559424

SERÍN, O. The Effects of the Computer-Based Instruction on the Achievement and Problem Solving Skills of the Science and Technology Students. TOJET: The Turkish Online Journal of Educational Technology, v. 10, 2011.

SUN, L.; ZHOU, D. Effective instruction conditions for educational robotics to develop programming ability of K-12 students: A meta-analysis. Journal of Computer Assisted Learning, v. 39, n. 2, p. 380-398, 2023. DOI: https://doi.org/10.1111/jcal.12750

TAN-A-RAM, S. et al. KidBright: An open-source embedded programming platform with a dedicated software framework in support of ecosystems for learning to code. Sustainability (Switzerland), v. 14, n. 21, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/su142114528

URLINGS, C. C.; COPPENS, K. M.; BORGHANS, L. Measurement of executive functioning using a playful robot in kindergarten. Computers in the Schools, v. 36, n. 4, p. 255-273, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/07380569.2019.1677436

VINNERVIK, P. An in-depth analysis of programming in the Swedish school curriculum—rationale, knowledge content and teacher guidance. Journal of Computers in Education, v. 10, p. 237-271, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s40692-022-00230-2

WELCH, L. E. et al. Exploring measurement through coding: Children’s conceptions of a dynamic linear unit with robot coding toys. Education Sciences, v. 12, n. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci12020143

WENG, X. et al. Creativity development with problem-based digital making and block-based programming for science, technology, engineering, arts, and mathematics learning in middle school contexts. Journal of Educational Computing Research, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/07356331221115661

WERBACH, K.; HUNTER, D. For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. Wharton Digital Press, 2012.

WING, J. M. Computational Thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, 2006. DOI: https://doi.org/10.1145/1118178.1118215

YUSOF, Y. M. et al. Need analysis for the development of a microcontroller instructional module programming literacy. Bulletin of Electrical Engineering and Informatics, v. 9, n. 2, p. 507-513, 2020. DOI: https://doi.org/10.11591/eei.v9i2.2077

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Gustavo Sommer de Faria, Corrêa, F., Frederico Giffoni de Carvalho Dutra, Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, & Josiane da Costa Vieira Rezende. (2023). Metodologias de ensino no aprendizado de programação para crianças: um estudo sobre práticas pedagógicas. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 5(2), 03–20. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7839