Práticas e perspectivas da literacia para os media no contexto educacional Moçambicano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.8066

Palavras-chave:

Palavras-chave: Literacia Mediática, Era digital, Educação

Resumo

A pesquisa objectiva compreender as práticas da literacia mediática no médio em moçambique. A pesquisa é de cariz qualitativa e teve como técnicas de recolha de dados a entrevista e a observação participante. A análise feita aos dados recolhidos levou à conclusão de que o sistema educacional moçambicano está a enfrentar dificuldades no acompanhamento das mudanças sociais em que elas ocorrem, pois apesar do ensino híbrido, baseado nas aulas presenciais e mediadas pelas novas tecnologias digitais ser uma realidade no país, o uso das tecnologias de informação e comunicação como um instrumento didáctico pedagógico ainda é uma miragem.  As disciplinas de informática estão limitadas a leccionar funcionamentos dos componentes informáticos e não necessariamente a capacidade crítica e exigente para ler o mundo através dos produtos de media, facto que os celulares inteligentes capazes de buscar informações mais actualizadas em tempo real, ainda são encarados como obstáculos e perturbadoras da atenção dos estudantes dentro dos ambientes escolares, porque não são devidamente usados. A apropriação das tecnologias de informação, ainda está longe de ser alcançada, pois reina o conflito entre professores analógicos e estudantes nativos digitais. Portanto, é necessário que haja professores capacitados para uma literacia mediática e que as temáticas da segurança cibernética, critica de conteúdos e consumo no ambiente virtual façam parte em todos os subsistemas do ensino.

Palavras-chave: Literacia Mediática, Era digital, Educação

Biografia do Autor

Bento Matias Faustino, Escola Superior de Jornalismo

Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo, Mestrando em Gestão e Administração Educacional pela Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Engenharia, Docente na Escola Superior de Jornalismo - Delegação Académica de Manica, Pesquisador em jornalismo e educomunicação. 

Referências

ALMEIDA, L. S.; FREIRE, T. Metodologias de Investigação em Psicologia e Educação. 5ª. ed. Braga: Psiquilíbros edições, 2008.

AMADO, J. Manual de investigação qualitativa em educação. 2*. ed. [S.l.]: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014. Disponivel em: <http://hdl.handle.net/10316.2/35271>. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-0879-2

ARAUJO, R. M. D. L. As referências da pedagogia das competências. Perspectiva, Florianópolis, 22, n. 2, 2004. 497-524.

ARRUDA, E. Relações entre tecnologias digitais e educação: perspectivas para a compreensão da aprendizagem escolar contemporânea. In: FREITAS, M. T. D. A. Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. Cap. 1.

BRUNO, A. R. Aprendizagem do adulto: contribuições para a construção de uma didática on-line. In: FREITAS, M. T. D. A. Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CARDOSO, G. et al. Literacia dos Media Projetos e Organizações em Portugal e no estrangeiro. [S.l.]: OberCom – Observatório da Comunicação, 2020.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CHAMPANGNATTE, D. M. D. O. Mediações, mídia-educação e cotidiano escolar. In: (ORG), M. L. C. V. E. V. F. D. A. Tecnologia, sociedade e educação na era digital. [S.l.]: Unigranrio, 2016. p. 195-217.

DIAS, I. S. Competências em Educação: conceito e significado pedagógico. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP, 14, n. 1, 2010. 73-78. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100008

DUNKER, C. Intoxicação digital infantil. In: BAPTISTA, A.; JERUSALINSKY, J. Intoxicações eletrônicas: o sujeito na era das relações virtuais. Salvador: Álgama, 2017b. p. 117-145.

DUNKER, C. A reflexão do psicanalista Christian Dunker sobre como a interação nas redes deforma a noção do 'eu'. Huffpost Brasil, 7 julho 2018.

FIGUEIRA, L. F.; DOROTEA, N. Competência digital: DigCompEdu Check-In como ferramenta diagnóstica de literacia digital para subsidiar formação de professores. Educ. Form., 7, 2022. e8332. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8332

FORBES, J. Inconsciente e Responsabilidade: Psicanálise do Século XXI. Barueri, SP: Manole, 2012.

FREITAS, M. T. D. A. A formação de professores diante dos desafios da cibercultura. In: FREITAS, M. T. D. A. Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. Cap. 4.

FREUD, S. O mal-estar na civilização (1930). In: FREUD, S. Obras completas, volume 18: o mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos (1930-1936). São Paulo: Companhia das Letras, 1930/2010. p. 13-122.

FREUD, S. Análise terminável e interminável (1937). In: ______ Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. 23, 1976.

FREUD, S. Observações sobre o amor de transferência (1915). In: ______ Obras completas. São Paulo: Companhia das Letras, v. 10, 2010.

FREUD, S. O futuro de uma ilusão (1927). In: ______ Obras Completas. São Paulo: Companhia das Letras, v. 17, 2014.

GALLOTTI, M. M. C.; SANTOS, T. H. D. N.; SOUZA, J. A. D. Convergência entre a literacia informacional e a literacia mediática. Literacia, Media e Cidadania-Livro de Atas do 3º Congresso, Braga, 2015. 345-357.

KURZWEIL, R. Como criar uma mente: os segredos do pensamento humano. São Paulo: Aleph, 2014.

LÉVY, P. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

LIPOVETSKY, G.; CHARLES, S. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.

LOPES, J.; SANTOS, M. E. C. D.; FERREIRA, R. D. F. C. Literacia digital e novas competências docentes: desafios e perspectivas. Brazilian Journal of Developmen, Curitiba, 7, n. 4, 2021. 34873-34887. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-105

MARIOTTO, R. M. M. Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir dos conceitos de transferência e discurso. Educar em Revista, Curitiba, v. 64, p. 35-48, Abril/Junho 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.49816

MARTINS, J. B. A formação de professores no âmbito da abordagem. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 467-476, Setembro/Dezembro 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183768

PEREIRA, S. et al. Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. [S.l.]: [s.n.], 2014.

RÜDIGER, F. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. 2ª. ed. Porto Alegre: Sulina, 2016.

SANTOS, F. C. C. Literacia para os media como combate à desinformação: Um olhar para o ensino superior de jornalismo em Portugal e Espanha. [S.l.]: [s.n.], 2022.

TEZANI, T. C. R. A cibercultura no currículo escolar: oportunidade para (re)pensar a prática pedagógica. V Simpósio Nacional ABCiber, 201, n. 7, 2011. E1. Disponivel em: .

TOZONI-REIS, M. F. D. C. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Brasil: IESDE, 2009. 136 p.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Faustino, B. M. (2023). Práticas e perspectivas da literacia para os media no contexto educacional Moçambicano. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 5(2), 21–35. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.8066