“Interacity”: Bricolagem de metodologias para a promoção de ambiências formativas com/o direito à Cidade Universitária da UFRRJ

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i2.8312

Palavras-chave:

cibercultura, Formação docente, desenho didático, bricolagem metodológica

Resumo

Neste estudo apresentamos o "InteraCity", desenvolvido enquanto dispositivo metodológico, para promover ambiências formativas que proporcione compreender como os praticantes reconhecem o direito à Cidade Universitária da UFRRJ. Constituído através da bricolagem metodológica  entre Ciberpesquisa-formação (Santos, 2014, 2019 e 2020a) e “ComVivência Pedagógica” (Garnier e Guimarães, 2017 e 2018). O “InteraCity” utiliza como quadro teórico para dialogar de forma multirreferencial (Ardoíno, 1998) a partir de um rigor outro (Macedo, 2020) na perspectiva da auto, hétero e eco-formação (Nóvoa, 2004; Josso, 2007) para ampliação dos conhecimentos sobre direito à cidade (Lefebvre, 1991) a partir da Cidade Universitária (Pinto e Buffa, 2009) da UFRRJ. Desta maneira podemos compreender a emergência do direito à cidade  através da criação de ambiências formativas em uma formação para/com o direito à Cidade Universitária da UFRRJ.

Biografia do Autor

Felipe Mariano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), Área de Concentração Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), orientando da Professora Dra Titular-Livre Edméa Oliveira dos Santos. Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores (2015), Acolhido e ambientado ao GEPEC - UFF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Cibercultura) desenvolvemos de forma coletiva e colaborativa, pesquisa sobre diversos temas relacionado a Geografia, educação, TIC, ciberespaço e cibercultura.

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista PQ do CNPQ. Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) . Foi professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ). Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura (Proped/UERJ), link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Observatório FORMACCE, Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Membro do Conselho Científico da Anped. Foi Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação> (2017-2021). Foi vice-presidente da ABCIBER - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (2017-2019), onde atua como Membro do CCD - Conselho Científico Diretor. Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia -UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela Universidade Aberta de Portugal - UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Didática, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online , EAD.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Mariano, F., & Santos, E. (2024). “Interacity”: Bricolagem de metodologias para a promoção de ambiências formativas com/o direito à Cidade Universitária da UFRRJ. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 6(2), 3–27. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i2.8312