Os Desafios explicitados pelos professores frente ao uso das TDICS durante o período da COVID-19 no Ensino Remoto Emergencial

Visualizações: 13

Autores

  • Fernanda de Souza Silva Goivinho Unicid
  • Rodnei Pereira Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i2.8562

Resumo

O presente artigo pretende discutir o tema de pesquisa em andamento no Mestrado acadêmico em Educação na linha de políticas públicas, e tem como objetivo demonstrar os desafios explicitados pelos professores frente ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) durante a pandemia de Covid-19. A metodologia desta pesquisa está sendo desenvolvida por meio de um questionário de três questões abertas para os professores alfabetizadores participantes deste estudo, com o objetivo de compreender como eles desenvolveram suas aulas para os estudantes utilizando as ferramentas digitais durante o ensino remoto emergencial. Dessa forma, analisar-se-á percepção dos docentes diante das atividades que foram desenvolvidas e que envolvem as TDICs, e como esses recursos ajudaram no processo de alfabetização das crianças.

Biografia do Autor

Fernanda de Souza Silva Goivinho, Unicid

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2010), graduação em Artes pela Universidade Metropolitana de Santos (2015) e mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO - UNICID (2024). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de São Paulo e professora educação infantil e ensino fundam da Prefeitura Municipal de Santo André. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cursos profissionalizantes; covid-19; ensino remot, educação inclusiva, ciclo de alfabetização, pandemia, ensino remoto em e tecnologia.

Rodnei Pereira, Universidade Cidade de São Paulo

Doutor em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, com estágio pós-doutoral em Educação: Formação de Formadores (PUC-SP). Atualmente é pesquisador na Fundação Carlos Chagas e professor na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), atuando em programas de pós-graduação (stricto sensu). Desenvolve trabalhos como pesquisador, assessor e consultor em Educação, assessorando a formulação e a implementação de Políticas Públicas de Educação. Desenvolve assessorias, estudos e pesquisas nos seguintes temas: implementação de políticas educacionais; formação docente; gestão escolar; coordenação pedagógica; liderança escolar; pesquisa-formação; direitos humanos; educação antirracista. 

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

de Souza Silva Goivinho, F., & Pereira, R. (2024). Os Desafios explicitados pelos professores frente ao uso das TDICS durante o período da COVID-19 no Ensino Remoto Emergencial. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 6(2), 28–40. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i2.8562