Educação e Comunicação

um estudo sobre os desafios da prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i1.8821

Palavras-chave:

Tecnologia. Comunicação. Educação.

Resumo

A educação e comunicação são áreas interligadas que desempenham papéis fundamentais no processo de aprendizagem, desenvolvimento humano e na sociedade. Nesse sentido, a presente pesquisa busca discutir o uso das tecnologias de informação e comunicação na educação, bem como os conhecimentos necessários para que os professores possam lidar com essa demanda. Inicialmente, será feita uma reflexão sobre a inserção de recursos tecnológicos nas escolas para fins educativos, a reação no ambiente escolar e sua influência nas práticas docentes. Em seguida, serão analisados os dados obtidos mediante um instrumento de coleta de dados, visando investigar como os professores de uma escola pública federal de ensino fundamental e médio, localizada em São Luís/MA, estão enfrentando o desafio de incorporar as tecnologias em suas práticas educacionais, das quais são fundamentais para o desenvolvimento humano, promovendo a formação de cidadãos informados, críticos e capacitados a enfrentar os desafios contemporâneos.

Referências

AGUIAR, Antônia Aniellen Raianne Moisés et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Editora Licuri, p. 33-50, 2023. DOI: https://doi.org/10.58203/Licuri.83152

ALBINO, Raphael Donaire. Uma visão integrada sobre o nível de uso das tecnologias da informação e comunicação em escolas brasileiras. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-10082015-141546/en.php>.

ALEXANDRE, Agripa Faria. Metodologia científica: princípios e fundamentos. Editora Blucher, 2021. DOI: https://doi.org/10.5151/9786555062229

AMANTE, Lúcia. As TIC na Escola e no Jardim de Infância: motivos e factores para a sua integração. Sísifo, n. 3, p. 51-64/EN 49-62, 2016.

ARRUDA, Eucidio Pimenta; ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta. Educação à distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em revista, v. 31, n. 3, p. 321-338, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698117010

ATANAZIO, Alessandra Maria Cavichia; LEITE, Álvaro Emílio. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Formação de Professores: tendências de pesquisa. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 88-103, 2018. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p88

BATISTA, Carla Jeane Farias; SOUZA, Marisa Magalhães. A Educação a Distância no Brasil: regulamentação, cenários e perspectivas. Revista Multitexto, v. 3, n. 2, p. 11-15, 2015.

BEIRA, Diovane; NAKAMOTO, Paula. A Formação docente inicial e continuada prepara os Professores para o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula?. In: Anais do XXII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2016. p. 825-834. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.825

CONRAD, Iloir. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Revista de Contabilidade Dom Alberto, v. 11, n. 22, p. 116-125, 2022.

COSTA, Adriano Ribeiro da. A educação à distância no Brasil: concepções, histórico e bases legais. 2017. Disponível em: < https://www.publicacoes.unirios.edu.br/index.php/revistarios/article/view/471>.

CRUZ, Dulce Márcia. Mediação pedagógica. Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, p. 429-432, 2018.

CUNHA, Maíra Darido da; BIZELLI, José Luís. Caminhos para TIC em sala de aula sob a perspectiva dos professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. 282-300, 2016. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n2.9458

ESTRELA, Carlos. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. Artes médicas, 2018.

FERNANDES, Stéfani Martins; HENN, Leonardo Guedes; KIST, Liane Batistela. O ensino a distância no Brasil: alguns apontamentos. Research, Society and Development, v. 9, n. 1, p. e21911551-e21911551, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1551

FILHO, Carlos César Pereira de Almeida. O avanço da educação a distância no Brasil e a quebra de preconceitos: uma questão de adaptação. Revista Multitexto, v. 3, n. 1, p. 14-20, 2015.

FRANÇA, Fabiane Freire; COSTA, Maria Luisa Furlan; SANTOS, Renata Oliveira dos. As novas tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto educacional das políticas públicas: possibilidades de luta e resistência. ETD Educação Temática Digital, v. 21, n. 3, p. 645-661, 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654687

GARUTTI, Selson; FERREIRA, Vera Lúcia. Uso das tecnologias de informação e comunicação na educação. Revista Cesumar–Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 20, n. 2, 2015.

GERALDI, Luciana Maura Aquaroni. Uma análise das manifestações docentes sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas públicas de nível médio da cidade de Taquaritinga-SP. 2015. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/items/fd53024b-5d3d-49cb-876e-65dce7cb11c3>.

GERALDI, Luciana Maura Aquaroni; BIZELLI, José Luís. Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições. Revista on line de Política e Gestão Educacional, n. 18, 2015.

GEWEHR, Diógenes et al. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na escola e em ambientes não escolares. Lajeado: UNIVATES, 2016.

GIL, Antonio Carlos; VERGARA, Sylvia Constant. Tipo de pesquisa. Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul, p. 31, 2015.

GONÇALVES, Adriana De Marchi; KANAANE, Roberto. A prática docente e as tecnologias digitais. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 13, n. 29, p. 256-265, 2021. DOI: https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1030

GRUTZMANN, Thais Philipsen. Saberes docentes: um estudo a partir de Tardif e Borges. Universidade Federal da Paraíba. Revista Temas em Educação, v. 28, n. 3, 2019. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.46972

JUNIOR, Marcelo Narcizo Bueno; MORAIS, Osvando José de. Sobre experiências e escolhas de temas para um programa televisivo no universo de tecnologias da informação e comunicação: Dinâmicas e processos na pré-produção. In: Cenas audiovisuais. Ria Editorial, 2021. p. 393-411.

KAMINSKI, Márcia Regina; KLÜBER, Tiago Emanuel; BOSCARIOLI, Clodis. Pensamento computacional na educação básica: Reflexões a partir do histórico da informática na educação brasileira. Revista brasileira de informática na educação, v. 29, p. 604-633, 2021. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.604

LOPES, Auxiliadora Cristina Corrêa Barata; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Tecnologia como mediação pedagógica na formação de professores reflexivos. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 2015.

MARTINS, Ronei Ximenes; FLORES, Vânia de Fátima. A implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo): revelações de pesquisas realizadas no Brasil entre 2007 e 2011. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 96, n. 242, p. 112-128, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/330812273

MASSA, Nayara Poliana; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; DOS SANTOS, Josely Alves. O Construcionismo de Seymour Papert e os computadores na educação. Cadernos da FUCAMP, v. 21, n. 52, 2022.

MEDEIROS, Matheus Ferreira; MEDEIROS, Alexsandro Melo. Educação e tecnologia: explorando o universo das plataformas digitais e startups na área da educação. In: Anais do V CONEDU-Congresso nacional de educação; Pernambuco: Realize. 2018.

NAGUMO, Estevon; TELES, Lucio França. O uso do celular por estudantes na escola: motivos e desdobramentos. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 97, p. 356-371, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/371614642

OLIVEIRA, Rangel Andrade de. Relatos de experiência de estágio supervisionado: um olhar sobre a construção do fazer docente diante as TIC ́s. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em: < https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/2638>.

OLIVEIRA, Cláudio de; MOURA, Samuel Pedrosa; SOUSA, Edinaldo Ribeiro de. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em ação, v. 7, n. 1, p. 75-95, 2015.

OLIVEIRA, Achilles Alves de; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Revista Educação em Questão, v. 60, n. 64, 2022. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID28275

OSPINA, Katty Leonela Jaramillo; MAYORGA, Julieta América Campi; SALAZAR, Tanya del Roció Sánchez. Informática y ofimática una herramienta pedagógica. Recimundo, v. 3, n. 3, p. 1085-1100, 2019. DOI: https://doi.org/10.26820/recimundo/3.(3).septiembre.2019.1085-1100

PEREIRA, Wilma Freire Arriel. Transformação Educacional: O Ascendente Ensino A Distância No Brasil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 12, p. 315-328, 2023. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12755

PIERANTI, Octavio Penna. Expansão da radiodifusão: uma análise das 1.833 outorgas do governo Temer. Galáxia (São Paulo), p. 0202-0215, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-25532019341122

RAMOS, Bruna Maciel; ARTUSO, Alysson Ramos. A presença da tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN) e nos PCN+ sob um ponto de vista dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Além dos Muros da Universidade, v. 6, n. 2, p. 36-43, 2021.

REIS, Flávia Helena Cabral Silva et al. A Educação Ambiental segundo os documentos norteadores: um estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 2, p. 45-59, 2022. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13040

RIBEIRO, Ana Elisa. Tecnologia digital e ensino: breve histórico e seis elementos para a ação. Revista Linguagem & Ensino, v. 19, n. 2, p. 91-111, 2016.

RIOS, Miriam Benites; BRANCO, Lilian Soares Alves; HABOWSKI, Adilson Cristiano. Diretrizes e formação de professores: interlocuções com as tecnologias. HABOWSKI, Adilson Cristian; CONTE, Elaine. A Tecnologia na Educação:(re) pensando seus sentidos tecnopoéticos. São Paulo: Pimenta Cultural, p. 159-182, 2020.

RODRIGUES, Ricardo Batista. Novas tecnologias da informação e da comunicação. Recife: IFPE, 2016. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/Ricardo-Rodrigues-10/publication/304540259_Novas_Tecnologias_da_Informacao_e_da_Comunicacao/links/5772ca4708aeef01a0b65f29/Novas-Tecnologias-da-Informacao-e-da-Comunicacao.pdf>.

ROSALIN, Bianca Cristina Michel; CRUZ, José Anderson Santos; DE MATTOS, Michelle Beatriz Godoy. A importância do material didático no ensino a distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. 814-830, 2017. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10453

SCHNEIDER, Eduarda Maria et al. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (Tdic): possibilidades para o ensino (não) presencial durante a pandemia Covid-19. Revista Científica Educ@ ção, v. 4, n. 8, p. 1071-1090, 2020. DOI: https://doi.org/10.46616/rce.v4i8.123

SOUZA, Jean Andrade et al. A importância das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) como ferramenta pedagógica na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Mosaico, v. 8, n. 2, p. 48-50, 2017. DOI: https://doi.org/10.21727/rm.v8i2.1169

SOZINHO, Dejiane Farias; JORGE, Irlan Carlos Bahia. Informática educativa: um estudo do uso do computador no processo de ensino aprendizagem do aluno. 2016. Disponível em: < https://bdta.ufra.edu.br/jspui/bitstream/123456789/218/1/TCCDEJIANE_PARFOR_UFRA.pdf>.

VALENTE, José Armando. Aspectos críticos das tecnologias nos ambientes educacionais e nas escolas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 2, n. 3, p. 11-28, 2018.

VASCONCELOS, Carlos Alberto de; OLIVEIRA, Eliane Vasconcelos. TIC no ensino e na formação de professores: reflexões a partir da prática docente. Revista brasileira de ensino superior, 2017. DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v7n1p112-132

ZACARIOTTI, Marluce Evangelista Carvalho; SOUSA, José Luis dos Santos. Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso de mediação pedagógica. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 613-633, 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p613

Downloads

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Souza, A. da S. de, Gonçalves, S. C., & Martins, S. J. M. (2024). Educação e Comunicação: um estudo sobre os desafios da prática docente. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 6(1), 87–106. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i1.8821