Proposições de uso de TDIC na prática pedagógica

Vistas à sociedade contemporânea e a aprendizagem significativa

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i2.8965

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Cultura Digital, alfabetização midiática, aprendizagem significativa.

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm mudado os cenários sociais por diversos vieses e na educação não seria diferente. Dessa forma, os alunos têm se munido de aparelhos tecnológicos cada vez mais avançados, no entanto, nota-se que o uso dessas tecnologias se fazem como ferramentas estritamente instrumentais quando aplicadas à educação. Com base nos estudos sobre educação e tecnologia, o artigo traz um recorte de uma dissertação de mestrado em Educação e propõe a pergunta: “Como utilizar as TDICs e as mídias na Educação promovendo uma aprendizagem significativa com foco na sociedade contemporânea?”. Assim, faremos um texto analítico reflexivo pautando-nos no estado da arte da bibliografia relacionada às temáticas de tecnologias, alfabetização midiática, cultura digital e metodologias ativas para propor caminhos de reflexão e ação com o uso de TDIC na educação visando a sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Victor César de Oliveira, Unesp

Mestre em Educação (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/Presidente Prudente. Graduado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela UNESP/Assis (2019) em que foi bolsista CNPq (2018 e 2019) e em Pedagogia (2023). Atua junto aos grupos "InviTe (Intercâmbio Virtual e Teletandem): Línguas Estrangeiras para Todos" e ao projeto "O desenvolvimento do professor de línguas em contextos híbridos de formação docente". Atualmente é coordenador pedagógico da Maple Bear Assis - Canadian school. Tem experiência na área de Letras, com ênfase e interesse em educação e linguística aplicada, principalmente nos seguintes temas: TDICs, Terceira Idade, Metodologias e práticas de ensino/aprendizagem de Línguas Estrangeiras.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

de Oliveira, V. C. (2024). Proposições de uso de TDIC na prática pedagógica: Vistas à sociedade contemporânea e a aprendizagem significativa. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 6(2), 41–54. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i2.8965