Proposições de uso de TDIC na prática pedagógica
Vistas à sociedade contemporânea e a aprendizagem significativa
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https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i2.8965Palavras-chave:
Educação, Tecnologia, Cultura Digital, alfabetização midiática, aprendizagem significativa.Resumo
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm mudado os cenários sociais por diversos vieses e na educação não seria diferente. Dessa forma, os alunos têm se munido de aparelhos tecnológicos cada vez mais avançados, no entanto, nota-se que o uso dessas tecnologias se fazem como ferramentas estritamente instrumentais quando aplicadas à educação. Com base nos estudos sobre educação e tecnologia, o artigo traz um recorte de uma dissertação de mestrado em Educação e propõe a pergunta: “Como utilizar as TDICs e as mídias na Educação promovendo uma aprendizagem significativa com foco na sociedade contemporânea?”. Assim, faremos um texto analítico reflexivo pautando-nos no estado da arte da bibliografia relacionada às temáticas de tecnologias, alfabetização midiática, cultura digital e metodologias ativas para propor caminhos de reflexão e ação com o uso de TDIC na educação visando a sociedade contemporânea.
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