Educação a Distância
um estudo sobre o ambiente virtual de aprendizagem
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https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i2.9059Palavras-chave:
Educação a Distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Estudantes.Resumo
O artigo aborda a evolução da Educação a Distância (EaD) e a importância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) nesse contexto. A pesquisa tem por objetivo apresentar os resultados de um estudo que investigou a percepção de estudantes sobre o AVA utilizado no curso de Graduação de Letras Inglês do Instituto Federal de Brasília. O AVA em questão NeaD-Moodle é uma plataforma online que facilita o gerenciamento dos estudos e permite a troca de informações, a base de conteúdos e a interação entre alunos, professores e tutores de forma assíncrona e síncrona. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, começando com uma revisão bibliográfica e seguida pela aplicação de questionários aos estudantes. Além de expor a percepção dos alunos sobre o NeaD-Moodle. O artigo promove discussões relevantes sobre o contexto da educação a distância no Brasil e oferece contribuições significativas sobre a postura dos estudantes em relação aos ambientes virtuais de aprendizagem na formação continuada. O estudo sugere que os estudantes devem adotar uma postura mais ativa nos ambientes virtuais, buscando maior interação, troca de experiências e participação tanto nas atividades individuais quanto em grupo. Para que os recursos de aprendizagem oferecidos pelo AVA sejam efetivamente utilizados como cenários de aprendizagem, é essencial uma reflexão contínua sobre os papéis desempenhados pelos estudantes nas atividades propostas pelos componentes curriculares.
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