Do Barro ao Algoritmo

Uma Experiência de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental

Visualizações: 6

Autores

  • Maurício Jorge Ferreira Leal Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i2.9227

Resumo

Este trabalho relata uma sequência didática aplicada a turmas do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, com foco na arte indígena contemporânea, utilizando a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa. As atividades incluíram desenho, colagem, modelagem em argila, pintura com massinha de modelar e o uso de IA, culminando em uma exposição dos trabalhos. O objetivo foi desconstruir estereótipos culturais e incentivar a expressão criativa, desenvolvendo habilidades técnicas e conceituais nas crianças, ao integrar práticas manuais e tecnológicas. 

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e Culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BICALHO, Charles A. P. A imagem na arte verbal Maxakali: aspectos de uma poética de pajelança. Galáxia (São Paulo), p. 88-109, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gal/a/BMvP9mzWxHfPxPfYL4FPC9m/?lang=pt . Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-255435537

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 19 out. 2024.

DEWEY, John. A escola e a sociedade: a criança e o currículo. Lisboa: Relógio D’água, 2002.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis. Caderno de Formação: formação de professores educação infantil princípios e fundamentos, Acervo digital Unesp, v. 3, p. 27-39, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/download/35813867/D14_Caderno.pdf#page=27 . Acesso em: 19 out. 2024.

QUEIROZ, Elisa Vieira; ALMEIDA, Débora Caroline Viana. Entre vistas, mundos e rios: arte e tecnologia digital na pussanga de Denilson Baniwa. Palíndromo (Florianópolis), v. 13, n. 29, p. 250-267, 2021. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.5965/2175234613292021250

https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/19247 . Acesso em: 12 out. 2024.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

UFMG – Espaço de Conhecimento. Cosmogonia Maxakali. Disponível em: https://youtu.be/r7tTS4T18tM . Acesso em: 15 set. 2024.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Ferreira Leal, M. J. (2024). Do Barro ao Algoritmo: Uma Experiência de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 6(2), 68–83. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i2.9227