DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS A PARTIR DA LITERATURA SURDA:

APORTES DIALÓGICOS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasls.v2i1.7487

Resumo

A Literatura Surda pode ser entendida como aportes identitários-culturais produzidos a partir dos registros impressos ou em vídeo de manifestações tipicamente relacionadas à comunidade surda. Em nosso país a língua reconhecidamente utilizada por essa comunidade é a Libras. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo que reflete a importância da educação bilíngue de surdos com a utilização da Literatura Surda, que possibilita reflexões sobre as dificuldades passadas pelos surdos quanto à exclusão, barreiras linguísticas, preconceito e patologização da surdez. Expressa a partir de piadas, poemas, slams, adaptações e criações de histórias, sobretudo infantis, a Literatura Surda enfoca o estímulo visual e pode compor positivamente a apropriação da Libras como primeira língua das crianças surdas, desde os primeiros anos da escolarização. Nossos resultados apontam que a democratização da educação de surdos no país não será alcançada senão sem luta, debates e avanço das produções relativas a esse tipo de literatura.

Biografia do Autor

Valquíria Ferreira Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Possui Licenciatura em Letras - Libras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2019). Atualmente é professora de Libras no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). É pesquisadora na área da Educação de Surdos, aquisição de Libras como língua materna e educação a partir da Literatura Surda. Certificada em Proficiência no uso e no Ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras pelo PROLIBRAS (2009).

Ana Regina e Souza Campello, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é coordenadora do gt libras - (ABRALIN) Associação Brasileira de Linguística, vice diretora de articulação política da Federação Brasileira de Profissionais Intérprete de Língua de Sinais, vice coordenadora do gt libras da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, associada da Associação Catarinense de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais, sócia da Associação de Tradutores Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais, docente do Curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão, docente - Pós Graduação de Ciências, Tecnologia e Inclusão, asessora da Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro, primeira tesoureira do Centro de Integração de Arte e Cultura Surda, professora adjunta do Instituto Nacional de Educação de Surdos, pesquisadora do Instituto Nacional de Educação de Surdos e coordenadora adjunta do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: língua de sinais, libras, educação, educação dos surdos e ensino de libras.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Felix Silva, E., Ferreira Ribeiro, V., & Regina e Souza Campello, A. (2023). DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS A PARTIR DA LITERATURA SURDA: : APORTES DIALÓGICOS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS. Revista SCIAS Língua De Sinais, 2(1), 20–34. https://doi.org/10.36704/sciasls.v2i1.7487