DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS A PARTIR DA LITERATURA SURDA:
APORTES DIALÓGICOS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciasls.v2i1.7487Abstract
A Literatura Surda pode ser entendida como aportes identitários-culturais produzidos a partir dos registros impressos ou em vídeo de manifestações tipicamente relacionadas à comunidade surda. Em nosso país a língua reconhecidamente utilizada por essa comunidade é a Libras. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo que reflete a importância da educação bilíngue de surdos com a utilização da Literatura Surda, que possibilita reflexões sobre as dificuldades passadas pelos surdos quanto à exclusão, barreiras linguísticas, preconceito e patologização da surdez. Expressa a partir de piadas, poemas, slams, adaptações e criações de histórias, sobretudo infantis, a Literatura Surda enfoca o estímulo visual e pode compor positivamente a apropriação da Libras como primeira língua das crianças surdas, desde os primeiros anos da escolarização. Nossos resultados apontam que a democratização da educação de surdos no país não será alcançada senão sem luta, debates e avanço das produções relativas a esse tipo de literatura.
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