O Educação dos Surdos:
Ferramentas de Design para o Ensino de Pessoas Surdas
Palavras-chave:
Surdo, Libras, Ferramentas de Design, Ensino, AprendizagemResumo
Este artigo propõe a adaptação de conteúdos através de ferramentas de design para facilitar o ensino de pessoas surdas, visando o desenvolvimento pleno delas. Além do texto, os materiais devem incorporar elementos visuais, levando em conta a preferência viso-espacial dos surdos. O aprendizado desses indivíduos difere do ouvinte, exigindo estratégias de ensino específicas. Apesar de compartilharem da mesma capacidade cognitiva, os surdos precisam de recursos que os auxiliem completamente. Considerando a falta de acessibilidade em muitas instituições, a pesquisa se concentra em criar materiais inclusivos com ferramentas de design, com o objetivo de apoiar as instituições e promover uma sociedade mais inclusiva, além de avançar em materiais bilíngues. É fundamental destacar que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira língua para os surdos, enquanto o português escrito é considerado sua segunda língua, ressaltando a importância de abordagens sensíveis às particularidades linguísticas e culturais dessa comunidade.
Referências
ALVES, Edneia de Oliveira. Português como segunda língua para surdos: iniciando uma conversa. João Pessoa: Ideias, 2020.
BELLA, Martin; HANINGTON, Bruce. Universal methods of design. Beverly, MA: Rockport Publishers, p. 204, 2018 - 2012.
BIGOGNO, Paula Guedes. Cultura, comunidade e identidade surda: O que querem os surdos. Minas Gerais. UFJF, p. 1-18, 2017.
BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Presidência da República. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 07 de fev. de 2024.
BRASIL. Decreto n° 5626, de 22 de dezembro de 2005. Dispões sobre a Língua Brasileira de Sinais e suas características e regula leis anteriores. Brasília, 22 de dezembro de 2005. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: 04 de fev. de 2024.
BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Brasília, DF. Presidência da República. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm>. Acesso em: 07 de fev. de 2024.
CAPOVILLA, Fernando C. Educational philosophies concerning the deaf: from oralism to total communication to bilingualism. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 6, n. 01, p. 99-116, 2000.
CASTRO, Flávia Neves de Oliveira. Librário: Formas de multiplicação: Mobilização e divulgação de uma tecnologia social para fomentar Políticas Públicas. Orientador: Rita de Castro Engler. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
DE ALMEIDA ARAÚJO, Jurandir. Inclusão e equidade nas oportunidades de ensino: o estudante surdo no contexto da educação inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 16, n. 2, p. 218-237, 2020..
DUBET, François. O que é uma escola justa?. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 539-555, set./dez. 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/jLBWTVHsRGSNm78HxCWdHRQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 20 de fev. de 2024.
GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio interacionista. São Paulo: Plexus Editora, 1997.
HIRATA, 2000, CARDOSO, J. L. da Silva. Fontes de contaminação dos Aquíferos, 2016. Detalhamento da imagem. Disponível em: <https://biotrakti.blogspot.com/2016/05/fontes-de-contaminacao-dos-aquiferos.html> . Acesso em: 23 de abril de 2023.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, Lei nº 9.394 de 1996. Disponível em:<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 02 de fev. 2024.
SOUSA, Luzinete Pereira de. A percepção sobre equidade no ambiente escolar. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) —Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponívelem:<https://bdm.unb.br/bitstream/10483/26882/1/2020_LuzinetePereiraDeSousa_tcc.pdf>. Acesso em 22 de dez de 2023.