O Educação dos Surdos:

Ferramentas de Design para o Ensino de Pessoas Surdas

Autores/as

Palabras clave:

Surdo, Libras, Ferramentas de Design, Ensino, Aprendizagem

Resumen

Este artículo propone la adaptación de contenidos a través de herramientas de diseño para facilitar la enseñanza a personas sordas, buscando su pleno desarrollo. Además del texto, los materiales deben incorporar elementos visuales, teniendo en cuenta las preferencias visoespaciales de las personas sordas. El aprendizaje de estos individuos difiere del de los oyentes, requiriendo estrategias de enseñanza específicas. A pesar de compartir la misma capacidad cognitiva, las personas sordas necesitan recursos que les ayuden plenamente. Considerando la falta de accesibilidad en muchas instituciones, la investigación se centra en crear materiales inclusivos con herramientas de diseño, con el objetivo de apoyar a las instituciones y promover una sociedad más inclusiva, así como avanzar en materiales bilingües. Es fundamental resaltar que la Lengua de Signos Brasileña (Libras) es la primera lengua de las personas sordas, mientras que el portugués escrito es considerado su segunda lengua, destacando la importancia de abordajes sensibles a las particularidades lingüísticas y culturales de esta comunidad.

Biografía del autor/a

Tuender Durães de Lima, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Design, tendo apresentado a dissertação intitulada "Uso de ferramentas do design para melhorar a experiência educacional e o processo de ensino-aprendizagem de pessoas surdas", possuo especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional Uninter/UNINTER e graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Atuei como professor de Libras no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) e atualmente sou Professor de Educação Superior na Universidade do Estado de Minas Gerais. Além disso, sou membro da Equipe do Librário: Libras para Todos e participo da Linha de Pesquisa "Design, Comunidades e Tecnologias Sociais" pelo CNPq, integrando os grupos DECTESIS, voltado para "Surdez, Libras, Inclusão e Educação", e NECT, dedicado à "Produção de Material Didático em Libras". Tenho experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, História da Educação dos Surdos no Mundo e no Brasil, Libras e Educação para Surdos, além de Métodos e Técnicas de Ensino de Libras.

Ludimilla Oliveira dos Santos, Cefet-MG

Mestranda em Estudos de Linguagens, na linha de pesquisa Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia, do CEFET-MG. Pós-graduada em Educação Infantil e o Ensino de Libras EAD pela faculdade FAMART (2021). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Franca (2021), e em Tecnologia em Comunicação Assistiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016).

Mariana Costa Laktim, Università degli Studi di Napoli Federico II

Doutora em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais e pela Universidade do Minho (2023), com Mestrado em Ciências em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (2018) e MBA Executivo em Marketing pela FGV - Fundação Getúlio Vargas (2013). Graduada em Design de Moda pela Universidade FUMEC - Fundação Mineira de Educação e Cultura (2008), ccom mais de 10 anos de experiência na indústria e academia, incluindo uma posição de liderança no desenvolvimento de novos produtos em fábricas têxteis.Como designer, concentro-me no desenvolvimento de têxteis, especialmente os inteligentes, com uma forte ênfase na sustentabilidade. Minha expertise abrange o planejamento de coleções, a integração de métodos de produção ecologicamente corretos e a criação de designs que incorporam não apenas estilo e funcionalidade.Minha pesquisa se concentra na análise do conforto e funcionalidade em têxteis, com foco específico em acabamentos têxteis e na implementação de novos materiais em superfícies têxteis ou fibrosas. Além disso, investigo o impacto ambiental e econômico da indústria têxtil, empregando técnicas de caracterização têxtil. Minha abordagem multidisciplinar visa promover o conhecimento e a inovação em materiais fibrosos, considerando simultaneamente as implicações ambientais e econômicas.

Rita de Castro Engler, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e especialização(DEA) e doutorado em Engenharia de Produção e Gestão de Inovação Tecnologica - Ecole Centrale Paris (1993), pós-doutorado em Design na UEMG(1994), pós-doutorado em Design Social na Ryerson University(2014). Foi bolsista de mestrado Na PUC/RJ, chargé des cours na Ecole des Mines de Paris, Bolsista de doutorado e pesquisadora na Ecole Centrale Paris, Coordenadora de Projetos no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da UEMG, Professora e Coordenadora do Mestrado em Gestão de Tecnologia do CEFET/RJ, criou e coordenou o Centro de Lideranças da BSP- Business School São Paulo, diretora e sócia da Eventail_ Produções & Eventos, atualmente é Professora concursada em Inovação e Design do programa de doutorado e mestrado em Design da UEMG, pesquisadora com bolsa de produtividade do CNPq, Professora convidada da University of Tennessee, CBU - Christian Brothers University, Middle Tennessee State University, Ryerson University, POLITO, CPUT- Cape Peninsula University of Technology e Stellenbosch University, UAL - University of Arts London, responsável no Brasil pelo Consorcio de Engineering Management, e coordenadora do CEDTec - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Tecnologia da UEMG, laboratório membro da Rede DESIS(rede Mundial de Inovação Social) e do LENS( Leraning network on sustainability).

Citas

ALVES, Edneia de Oliveira. Português como segunda língua para surdos: iniciando uma conversa. João Pessoa: Ideias, 2020.

BELLA, Martin; HANINGTON, Bruce. Universal methods of design. Beverly, MA: Rockport Publishers, p. 204, 2018 - 2012.

BIGOGNO, Paula Guedes. Cultura, comunidade e identidade surda: O que querem os surdos. Minas Gerais. UFJF, p. 1-18, 2017.

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Presidência da República. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 07 de fev. de 2024.

BRASIL. Decreto n° 5626, de 22 de dezembro de 2005. Dispões sobre a Língua Brasileira de Sinais e suas características e regula leis anteriores. Brasília, 22 de dezembro de 2005. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: 04 de fev. de 2024.

BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Brasília, DF. Presidência da República. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm>. Acesso em: 07 de fev. de 2024.

CAPOVILLA, Fernando C. Educational philosophies concerning the deaf: from oralism to total communication to bilingualism. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 6, n. 01, p. 99-116, 2000.

CASTRO, Flávia Neves de Oliveira. Librário: Formas de multiplicação: Mobilização e divulgação de uma tecnologia social para fomentar Políticas Públicas. Orientador: Rita de Castro Engler. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

DE ALMEIDA ARAÚJO, Jurandir. Inclusão e equidade nas oportunidades de ensino: o estudante surdo no contexto da educação inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 16, n. 2, p. 218-237, 2020..

DUBET, François. O que é uma escola justa?. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 539-555, set./dez. 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/jLBWTVHsRGSNm78HxCWdHRQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 20 de fev. de 2024.

GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio interacionista. São Paulo: Plexus Editora, 1997.

HIRATA, 2000, CARDOSO, J. L. da Silva. Fontes de contaminação dos Aquíferos, 2016. Detalhamento da imagem. Disponível em: <https://biotrakti.blogspot.com/2016/05/fontes-de-contaminacao-dos-aquiferos.html> . Acesso em: 23 de abril de 2023.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, Lei nº 9.394 de 1996. Disponível em:<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 02 de fev. 2024.

SOUSA, Luzinete Pereira de. A percepção sobre equidade no ambiente escolar. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) —Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponívelem:<https://bdm.unb.br/bitstream/10483/26882/1/2020_LuzinetePereiraDeSousa_tcc.pdf>. Acesso em 22 de dez de 2023.

Publicado

2024-07-30

Cómo citar

Durães de Lima, T., dos Santos, L. O., Rodrigues de Lima, B., Costa Laktim, M., & de Castro Engler, R. (2024). O Educação dos Surdos: : Ferramentas de Design para o Ensino de Pessoas Surdas . Revista SCIAS Língua De Sinais (Revista SCIAS Lengua De Señas), 3(1). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/sciasls/article/view/8616