LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR:
UMA ANÁLISE APÓS 17 ANOS DO DECRETO 5.626/2005
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6799Keywords:
Disciplinas de Libras, Decreto 5.626, Ementas, Formação de professoresAbstract
O presente trabalho objetivou conceber um panorama inicial da estruturação das disciplinas de Libras de Universidades Federais Mineiras, compreendendo como o eixo histórico educacional está presente nas ementas. Trata-se de um recorte de pesquisa de mestrado em andamento. Buscou-se mapear as instituições, suas disciplinas de Libras e respectivas ementas. Posteriormente, realizou-se análise de conteúdo (BARDIN, 2011), a fim de compreender a organização das ementas, e identificar categorias que as compõem. Desse modo, a análise inicial e comparativa das ementas de seis disciplinas permitiu identificar duas categorias que tratam do histórico educacional dos Surdos e das políticas linguísticas, indicando uma similaridade entre as instituições mineiras no oferecimento da disciplina de Libras.
Palavras-chave
Disciplinas de Libras; Decreto 5.626; ementas; formação de professores.
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