O ENSINO DE LIBRAS L2 NA FORMAÇÃO DE DISCENTES GRADUANDOS SURDOS EM LETRAS-LIBRAS:
relato de experiência no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6796Palabras clave:
Discente Surdo, Libras, Ensino SuperiorResumen
https://www.youtube.com/watch?v=uKyve7c7riA
Este artigo tem como objetivo desenvolver uma análise descritiva de natureza qualitativa acerca das informações sobre experiências de discentes surdos atuando nos estágios como futuros professores de libras como segunda língua (L2) para ouvintes. A partir do levantamento teórico realizado, foram observadas, como resultados principais, a importância do uso real da língua de sinais e da abordagem comunicativa, bem como de sua autonomia de aplicação adequada no processo do ensino dessa língua; a necessidade de mudanças didático-metodológicas neste contexto, assim como na forma de ensino contextualizado durante as produções dos discursos sinalizados pelos aprendizes ouvintes. Dessa forma, destaca-se os aspectos da modalidade da língua, suas implicações linguísticas, estruturais, socioculturais e históricas, que são importantes na construção dos saberes por parte dos discentes das licenciaturas sobre como são construídas as identidades de um sujeito surdo.
Palavras-chave
Discente surdo; Libras; Ensino Superior.
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