LITERATURA SURDA E ENSINO DE LIBRAS COMO L2
PROCESSO DE RECEPÇÃO LITERÁRIA DA OBRA “A TRANSFORMAÇÃO DO GIRINEU - O GIRINO SURDO
Palabras clave:
Literatura Surda; Recepção literária; Práticas Pedagógicas.Resumen
Reconhecendo a Literatura Surda enquanto artefato vivo de representação dos Surdos, objetivamos analisar o processo de recepção de uma produção literária infanto-juvenil intitulada “A transformação do Girineu – o girino Surdo”. A partir de um estudo de abordagem qualitativa (Gibbs, 2009), estruturado como relato de experiência analítico (Gil, 2002), refletimos sobre as escolhas criativas da proposta pedagógica e a recepção da obra, apresentada a discentes ouvintes aprendizes de Libras como segunda língua. Nesse processo, observou-se a necessidade de criação de um glossário para contextualizar os sinais que seriam empregados na contação, considerando que o público era iniciante no aprendizado da Libras e necessita de diferentes suportes pedagógicos para que a contação fosse compreendida de forma significativa. Ainda, a obra foi apresentada por meio da estratégia “varal ilustrado”, a qual, através de imagens previamente selecionadas e sinais chaves, possibilitou a contação da história em Libras e ilustração do ciclo de vida dos sapos. Constatamos, como resultado, que a obra prezou pela representação do Surdo enquanto sujeito histórico e que as escolhas metodológicas, prezando pelo auxílio de recursos concretos, foram importantes para a significação dos estudantes. Esses recursos provocaram a compreensão do uso dos sinais em contexto ao longo da contação de histórias e, dessa forma, podem ser considerados ricos suportes pedagógicos para o ensino da Libras e para o trabalho com a Literatura Surda.
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