ANÁLISE DE SENTIDO DA SINALIZAÇÃO DAS EXPRESSÕES DE BOCA (SATISFEITO E INSATISFEITO) EM TEXTO ACADÊMICO

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6767

Mots-clés :

Libras, Semiótica, Escrita de sinais, Verbo-visual

Résumé

https://tinyurl.com/bp94459k

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) torna-se um campo do saber no meio acadêmico e com isso surge a necessidade de estudos científicos para obter um conhecimento mais aprofundado e aprimorado sobre sua estrutura. Assim, o resultado do estudo aqui apresentado teve como embasamento teórico a Semiótica e foi resultante de uma pesquisa básica. A metodologia de pesquisa foi do tipo qualitativa e com delineamento documental. Nos utilizamos também do embasamento da Linguística de Corpora para a construção dos corpora, assim, contamos com um corpus composto por 154 vocábulos. Encontramos que há expressão de boca satisfeito e insatisfeito e que manifestam sentidos realizados em contexto sócio-discursivo e não necessariamente se configura como um morfema do sinal.

 Palavras-chave

Libras. Semiótica. Escrita de sinais. Verbo-visual.

Bibliographies de l'auteur

Carla Damasceno de Morais, Instituto Federal de Santa Catarina

Pós-Doutorado em Linguística Aplicada (2019/UFSC), Doutora em Linguística (2016/UFSC), Mestre em Literatura (2010/UFSC), Aperfeiçoamento em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (2010 /IFMT), Especialista em Educação de Surdos (2008/IFSCSJ), Graduada em Ciências Sociais (1989/PUCSP). Membro do grupo de pesquisa sobre SignWriting da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do grupo de pesquisa Semiótica, libras e educação de surdos da Universidade Federal da Paraíba. Membro do grupo de pesquisa NEPES - NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE SURDOS. http://lattes.cnpq.br/5344345911824243

Edneia Oliveira Alves, Universidade Federal da Paraíba

Doutora e Mestre em Psicologia Social pela UFPB. Graduada em Licenciatura em Letras com habilitação dupla (português e inglês) pela UFPE. Professora de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da UFPB. Na extensão trabalho com ensino de língua portuguesa para surdos e na pesquisa com Corpus de Libras em escrita de sinais e semiótica da cultura surda.

João Batista Alves de Oliveira Filho, Universidade Federal do Cariri

Doutorando em Letras pela UFPB (2022 - atual). Mestrado em Letras pela UFPB (2019-2021). Especialista em Libras: docência e tradução pela Faculdade Sete de Setembro (2015-2016). Graduado em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (2008-2012). Atual professor de LIBRAS, da Universidade Federal do Cariri. Têm experiência em várias gênero Design geral.

Maria Aparecida Marques Saraiva, Universidade Federal da Paraíba

Especialista em Língua Brasileira de Sinais, Educação Inclusiva e Gestão Escolar. Graduada em Letras - Libras, Tradutora e Intérprete de Libras, Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Foi estagiaria no Serviço Social do Comércio (SESC).Possui experiência na área de Educação Física com ênfase em esportes, recreação e saúde. Atualmente exerce o cargo de Tradutora e Intérprete de Libras na Universidade Federal da Paraíba.

Thiago Dias da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando na UFPB (2022 - 2024). Graduação em Letras/Libras (Licenciatura) pela UFPB. (2021). Curso de Formação de Instrutor de Libras pela FUNAD-PB. Projeto de pesquisa Corpus de Libras em Escrita de Sinais no Programa Institucional de bolsa de Iniciação Científica (PIBIC-UFPB (IC)). Consultor (surdo) para o Núcleo de Pesquisa e Extensão - O Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital. (LAVID/CI/UFPB).

Références

ALBRES, Neiva de Aquino; SANTIAGO, Vânia de Aquino Albres. Análise de textos verbo-visuais sobre intérprete educacional: construindo sentidos sobre sua tarefa em sala de aula. Domínios da Imagem, Londrina, v. 8, n. 15, p. 178-202, jun./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/download/43353/30719/. Acesso em: 13 jul 2021. DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n15p155

ALBUQUERQUE, Thiago Ramos de. Espaço Acadêmico em Libras. 8 de outubro de 2017. Disponível em: <https://www.YouTube.com/watch?v=G3i8LD3ZQP0>. Acesso em: 10 jul. 2021.

ALVES, Edneia de Oliveira. A visualidade na expressão em Libras. In: NOBREGA, Mônica; SILVA, Rodrigo Freire de Carvalho. (Orgs) Universidade e desafios do tempo presente: homenagem a Eleonora Menicucci. João Pessoa: Editora UFPB, 2018.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 3.ed. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira.

______. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009. 13.ed.

BOUTORA, Leita. Étude des systèmes d´écriture des langues vocales et des langues signées. Paris: Memoire de D.E.A. des Sciences du Langage – Université Paris VIII, 2003.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: ABDR, 2002.

BRAGA, Joaquim. Formas imagéticas e formas discursivas. Revista filosófica de Coimbra, n. 37, p. 149-174, 2010. Disponível em: https://www.uc.pt/fluc/dfci/publicacoes/formas_imageticas_e_formas_discursivas. Acesso em: 16 mar 2021. DOI: https://doi.org/10.14195/0872-0851_37_7

BRAIT, Beth. A Palavra mandioca do verbal ao verbo-visual. Revista Bakhtiniana. São Paulo, v. 1, p. 142-160, 1º sem. 2009. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/3004>. Acesso em: 16 mar. 2021.

BRAIT, Beth. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Revista Bakhtiniana, São Paulo, n. 8, v. 2, p. 43-66, jul./dez. 2013. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/16568/12909>. Acesso em: 16 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732013000200004

BRASIL. Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm Acesso em: 07 mar. 2021.

COELHO, Patrícia Margarida Farias; COSTA, Marcos Rogério Martins. Contribuições interdisciplinares da semiótica francesa e dos estudos bakhtinianos para as novas mídias: estudo da página informativo-persuasiva do game World of Warcraft. Razón y palabra: primeira revista eletrônica en iberoamerican especializada en comunicación. 2016, Disponível em: http://www.revistarazonypalabra.org. Acesso em: 25, jul. 2021.

COSBY, Paul C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas, 2003. Tradução: Paula Ines Cunha Gomide; Emma Otta.

CUELLAR, Sergio Bolaños. La lingüística de corpus: perspectivas para la investigación lingüística contemporánea. Forma funcion, santaf, de bogot, d.c. [online], v. 28, n. 1, 2015, pp.31-54. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.15446/fyf.v28n1.51970

DARIZ, Marion Rodrigues, SANTOS, Tanier Botelho dos; MARRONI, Fabiane Villela. Semiótica sincrética: breve análise da biografia em quadrinhos de Machado de Assis produzida por alunos do ensino fundamental. Linguagem e ensino, v. 21, n. 1, pp. 341-366, 2018. Retirado de: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15158. Acesso em: 25, jul. 2021.

FELÍCIO, Márcia Dilma. O Papel da Tradução e Interpretação na Contação de Histórias Pelos Surdos. In: STUMPF, Marianne Rossi; LEITE, Tarcísio de Arantes; QUADROS, Ronice Müller de. Estudos da Língua Brasileira de Sinais. v. II. Florianópolis: Insular, 2014. p.23-206. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/ bitstream/ handle/ 123456789/ 217018/Marianne_Rossi_Stumpf%2C_Ronice_Muller_de_Quadros%2C_Tarcisio_de_Arantes_Leite._Estudos_da_Lingua_Brasileira_de_Sinais_II%20%283%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 13 jul 2021

FELIPE, Tanya A. O discurso verbo-visual na língua brasileira de sinais – Libras. Bakhtiniana, São Paulo, n. 8, v. 2, pp. 67-89, jul./dez. 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/bak/v8n2/05.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732013000200005

FERNANDES, José David Campos. Semiótica e gramática do design visual. João Pessoa: editora UFPB, 2011.

FINATTO, Maria José Bocorny, LOPES, Lucelene; CIULLA, Alena. Processamento de Linguagem Natural, Linguística de Corpus e Estudos Linguísticos: uma parceria bem-sucedida. Domínios de Lingu@Gem, v. 9, n. 5, 2015, pp. 41-59. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/DLE-v9n5a2015-3

GIL, Antônio Carlos. Método e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo. Editora Altas S.A., 2008.

KARNOPP, Lodenir Becker. Literatura Surda. ETD - Educação Temática Digital, v. 7, pp. 98-109, 2006. Disponível em: <http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0168-ssoar-101624>. Acesso em: 16 mar. 2021.

MORAIS, Vinícius. Medo de Amar Vinícius de Morais Libras. Tradução: ALVES, Tom Min. Disponível em: <https://culturasurda.net/2016/01/06/medo-de-amar/>. 2015. Acesso em: 16 mar. 2021.

NASCIMENTO, Marcus Vinicius Batista. Formação de intérpretes de Libras e língua portuguesa: encontros de sujeitos, discursos e saberes. São Paulo, 2016. Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.

NOBRE, Rundesth Saboia. Aprendizagem de escrita da língua de sinais. p. 181 - 224. In: GOMES, Gerarda Neiva Cardins; NASCIMENTO, Juliana de Brito Marques do. (Org.). Experiências exitosas em educação bilíngue para surdos. Fortaleza: SEDUC; 2011 Coletânea.

OLIVEIRA FILHO, João Batista Alves de. Análise verbo-visual de textos literários adaptados para a comunidade surda. João Pessoa, 2021. Dissertalção de mestrado em Letras, Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

PONTE, Vera Maria Rodrigues, OLIVEIRA, Marcelle Colares, MOURA, Heber José; BARBOSA, João Victor Bezerra. Análise das Metodologias e Técnicas de Pesquisas Adotadas nos Estudos Brasileiros sobre Balanced Scorecard: um estudo dos artigos publicados no período de 1999 a 2006. In: Jorge Lopes; José Francisco; Marcleide Pederneiras. (Org.). Educação Contábil: tópicos de ensino e pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

PORTO, Shirley Barbosa das Neves; PEIXOTO, Janaína Aguiar. Literatura Visual. In: FARIA, Evangelina Maria Brito; CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra; Língua Portuguesa e Libras Teorias e Prática, UFBP Digit@l, 2011. Vol. 3, pág. 165–196. 2011. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2021.

QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: Estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i16.560

SARDINHA, Tony Berber. Lingüística de corpus: histórico e problemática (Corpus Linguistics: History and Problematization). D.E.L.T.A., v. 16, n. 2, 2000, pp 323-367. Disponível em: < ht t p: // www .scielo.br/pdf/%0D/delta/v16n2/a05v16n2.pdf> Acesso em: 11 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44502000000200005

SILVA, Thiago Dias. Análise de Sentido da Sinalização das Expresssões Faciais (Felicidade e Tristeza) Produzidos na Obra em Vídeo Acadêmico do Autor Surdo Thiago Ramos De Albuquerque. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Libras). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.

SOBRAL, Adail. Dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. São Paulo: Editora Mercado de Letras, 2009.

STROBEL, Karin Lilian. História dos surdos: Representações “mascaradas” das identidades surda. In: Ronice Müller de Quadros e Gladis Perlin (organizadoras). Estudos Surdos II. Petrópolis. RJ: Arara Azul. 2007. pp. 18 a 37.

STROBEL, Karin. História da Educação de Surdos. Florianópolis: UFSC, 2009. Disponível em: em: <https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/ eixoFormacao Especifica/historiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurdos.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2021.

STUMPF, Marianne Rossi. Sistema Signwriting: por uma escrita funcional para o surdo. In: Thoma, Adriana da Silva; LOPES, Maura Corcini (Orgs.). A Invenção Da Surdez: Cultura, Alteridade, Identidade e Diferença no Campo da Educação. Santa Cruz Do Sul: Edunisc, 2004.

STUMPF, Marianne Rossi. Aprendizagem de escrita de língua de sinais pelo sistema SignWriting: Língua de Sinais no Papel e no Computador. 2005. Tese (Doutorado em Informática na Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9717

SUTTON, Valerie. Researcher’sresoues SignWriting. In: Sign LanguageLinguistics. 2 (2), Amsterdam: John Benjamins, 1999, pp. 271-281. Disponível em: <http://www.signwritng.org/archive/> Acesso em: 13 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1075/sll.2.2.12sut

SVARTHOLM, K. Como leerles a lossordos? Disponível em: www.sítiodesordos.com.ar >. 2003. Acesso em: 08 mar. 2021.

USPÊNSKI, B. A. A semiótica em Chersterton. In. SCHNAIDDERMAN, Boris. Semiótica Russa. Editora perspectiva S.A.: São Paulo, 1979.

Téléchargements

Publiée

2022-10-31

Comment citer

Damasceno de Morais, C., Oliveira Alves, E., Batista Alves de Oliveira Filho, J., Marques Saraiva, M. A., & Dias da Silva, T. (2022). ANÁLISE DE SENTIDO DA SINALIZAÇÃO DAS EXPRESSÕES DE BOCA (SATISFEITO E INSATISFEITO) EM TEXTO ACADÊMICO. Revista SCIAS Língua De Sinais, 1(1), 163 – 179. https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6767