LIBRAS COMO LÍNGUA MINORITÁRIA:
ESTRATÉGIAS DE ACESSO E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PRODUZIDO SOBRE E PELA COMUNIDADE SURDA
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6802Parole chiave:
Divulgação Científica, Políticas Linguísticas, Comunidade Surda, LibrasAbstract
A problemática debatida neste artigo leva em consideração os avanços relativos ao reconhecimento linguístico da comunidade surda nas últimas décadas, ante à política linguística que outorga predomínio à língua portuguesa na produção científica brasileira. Objetivamos debater formas mais inclusivas de disseminação do conhecimento, principalmente em publicações que tematizam a surdez e a educação de surdos. Assim, questionamos: é possível desenvolver estratégias para que a produção e a circulação do conhecimento científico se tornem mais acessíveis ou democráticas? Realizamos um levantamento bibliográfico, juntamente à análise de materiais e repositórios que permitem a socialização do conhecimento científico em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em geral, os repositórios que socializam estudos sobre a educação de surdos não desenvolvem uma forma alternativa ou democrática de divulgação em Libras. Essas ações ocorrem de forma fragmentada em periódicos e livros, bem como, também não são totalmente articuladas e integrativos nos regulamentos para a produção de TCC’s nas licenciaturas analisadas.
Palavras-Chave:
Divulgação Científica. Políticas Linguísticas. Comunidade Surda. Libras.
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