Body and Culture Thematic Working Group of the Brazilian College of Sport Sciences in a diversity of themes and references

Authors

Keywords:

Corporality, Corporeality, Physical Education

Abstract

The Body and Culture Thematic Working Group of the “Brazilian College of Sport Sciences” (GTTCC-CBCE) has been presenting a diversity of themes and references that underlies its political, academic and professional actions within and beyond the field of Physical Education/Sports for approximately two decades. In order to understand the epistemological aspects that define the notions of body, corporeality and group corporality, the present text has aimed to identify and to analyse the content of the bibliographic references that have been used by the authors of the GTTCC specifically considering the 2020’s commemorative publication for the 40 years of CBCE. Following a thematic analysis of the collection on focus, it was possible to identify a prevalence of the "humanities" area, "classical" literature references of the Human and Social Sciences and the most recurrent thematic approaches in the GTTCC. It is concluded that such an effort for epistemological recognition/knowledge allowed to highlight the process of knowledge production within the GTTCC, which may be potentially important for other scientific studies.

Author Biographies

Alan Camargo Silva, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRJ, Especialização Lato sensu em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais pela UGF, Mestrado em Educação Física, Doutorado em Saúde Coletiva e Pós-Doutorado em Educação Física pela UFRJ. Pesquisador do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes, Grupo de Pesquisa em Esporte, Corpo e sociedade e do Grupo de Pesquisa Abordagens Sociológicas dos Processos de Saúde-Doença da UFRJ. Professor do curso de Pós-graduação Lato sensu em Desportos de Campo e de Quadra e do curso Saberes e Práticas na Educação Básica com Ênfase em Educação Física Escolar na UFRJ. Docente de Educação Física nas Redes Estadual e Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Coordenador do Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (biênio 2021-2023 / 2023-2025). É autor do livro "Corpos no limite: suplementos alimentares e anabolizantes em academias de ginástica" (Paco Editorial) e organizador da obra gratuita "Corpo e práticas corporais em academias de ginástica" (Editora Bagai). Atua como parecerista ad hoc de periódicos científicos nacionais e internacionais da área de Educação Física/Esportes, Saúde e Ciências Sociais. Possui experiência e interesse em estudos na perspectiva sociológica/antropológica: [Corpo, saúde-doença e esporte]; [Promoção da saúde e risco]; [Drogas, medicamentos e redução de danos]; [Homens, masculinidades e práticas corporais]; [Pesquisa qualitativa/etnografia]BCE.

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Cátia Pereira Duarte, Universidade Federal de Juiz de Fora, Colégio de Aplicação João XXIII

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2000), mestre (2003) e doutora em Educação Física (2010) pela Universidade Gama Filho, estágio pós-doutoral em Saberes docentes na formação inicial (2014) pela Universidade Federal Fluminense, qualificação profissional em Danças Tradicionais (2019) pela parceria entre o Grupo de Pesquisa Práticas Escolares e Educação Física da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora com grupos de pesquisa portugueses. Atualmente, atua como professora do Ensino Fundamental e Médio do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora/ UFJF. Além das aulas regulares orienta estagiários de prática de ensino e treinamento profissional, oriundos da UFJF; orienta projetos de Iniciação Científica para alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação e de escolas estaduais; desenvolve projeto de extensão Danças tradicionais na formação continuada dos professores de Juiz de Fora; é líder do grupo de pesquisa Prática Pedagógica em Educação Física, bem como Coordenadora do Ensino Fundamental II no CAp. Atua nas linhas: movimentos sociais; antropologia do corpo; processos educativos; danças tradicionais

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Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física

ossui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO), Especialização Lato Sensu em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira (atual UNIVERSO) e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO). É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Doutor em Educação pela UFG. Realizou Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na linha de pesquisa de Filosofia e História da Educação. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como Docente no Departamento de Educação Física. Tem vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN), onde orienta estudantes de Mestrado e Doutorado e o PROEF - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL da UFRN . Membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) na gestão 2021-2023. É Líder do COEESA - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, corporalidade, educação física, indústria cultural, estética, saúde e atividade física/práticas corporais.

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Published

2023-05-30

How to Cite

Silva, A. C., Duarte, C. P., & Baptista, T. J. R. (2023). Body and Culture Thematic Working Group of the Brazilian College of Sport Sciences in a diversity of themes and references. Revista Saúde, Corpo E Movimento, 1(1), 1–14. Retrieved from https://revista.uemg.br/index.php/scm/article/view/7157

Issue

Section

Aspectos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física