Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte entre uma diversidade de temáticas e referenciais

Autores

Palavras-chave:

Corporalidade, Corporeidade, Educação Física

Resumo

O Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (GTTCC-CBCE) vem apresentando uma diversidade de temáticas e referenciais que fundamentam as suas ações políticas, acadêmicas e profissionais dentro e fora do campo da Educação Física/Esportes há aproximadamente duas décadas. Ante o contexto de compreender os aspectos epistemológicos que atravessam as noções de corpo, corporeidade e corporalidade do grupo, o presente texto teve como objetivo identificar e analisar o teor das referências bibliográficas utilizadas pelos(as) autores(as) do GTTCC especificamente na obra comemorativa dos 40 anos do CBCE publicada em 2020. Por meio da análise temática da coletânea em tela, foi possível identificar a prevalência das áreas das “humanidades”, os referenciais “clássicos” da literatura das Ciências Humanas e Sociais e as abordagens temáticas mais presentes no GTTCC. Conclui-se que tal esforço de (re)conhecimento epistemológico permitiu iluminar o processo de produção do conhecimento no interior do GTTCC, o que pode ser potencialmente importante para outras comunidades científicas.

Biografia do Autor

Alan Camargo Silva, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRJ, Especialização Lato sensu em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais pela UGF, Mestrado em Educação Física, Doutorado em Saúde Coletiva e Pós-Doutorado em Educação Física pela UFRJ. Pesquisador do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes, Grupo de Pesquisa em Esporte, Corpo e sociedade e do Grupo de Pesquisa Abordagens Sociológicas dos Processos de Saúde-Doença da UFRJ. Professor do curso de Pós-graduação Lato sensu em Desportos de Campo e de Quadra e do curso Saberes e Práticas na Educação Básica com Ênfase em Educação Física Escolar na UFRJ. Docente de Educação Física nas Redes Estadual e Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Coordenador do Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (biênio 2021-2023 / 2023-2025). É autor do livro "Corpos no limite: suplementos alimentares e anabolizantes em academias de ginástica" (Paco Editorial) e organizador da obra gratuita "Corpo e práticas corporais em academias de ginástica" (Editora Bagai). Atua como parecerista ad hoc de periódicos científicos nacionais e internacionais da área de Educação Física/Esportes, Saúde e Ciências Sociais. Possui experiência e interesse em estudos na perspectiva sociológica/antropológica: [Corpo, saúde-doença e esporte]; [Promoção da saúde e risco]; [Drogas, medicamentos e redução de danos]; [Homens, masculinidades e práticas corporais]; [Pesquisa qualitativa/etnografia]BCE.

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Cátia Pereira Duarte, Universidade Federal de Juiz de Fora, Colégio de Aplicação João XXIII

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2000), mestre (2003) e doutora em Educação Física (2010) pela Universidade Gama Filho, estágio pós-doutoral em Saberes docentes na formação inicial (2014) pela Universidade Federal Fluminense, qualificação profissional em Danças Tradicionais (2019) pela parceria entre o Grupo de Pesquisa Práticas Escolares e Educação Física da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora com grupos de pesquisa portugueses. Atualmente, atua como professora do Ensino Fundamental e Médio do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora/ UFJF. Além das aulas regulares orienta estagiários de prática de ensino e treinamento profissional, oriundos da UFJF; orienta projetos de Iniciação Científica para alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação e de escolas estaduais; desenvolve projeto de extensão Danças tradicionais na formação continuada dos professores de Juiz de Fora; é líder do grupo de pesquisa Prática Pedagógica em Educação Física, bem como Coordenadora do Ensino Fundamental II no CAp. Atua nas linhas: movimentos sociais; antropologia do corpo; processos educativos; danças tradicionais

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Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física

ossui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO), Especialização Lato Sensu em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira (atual UNIVERSO) e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO). É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Doutor em Educação pela UFG. Realizou Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na linha de pesquisa de Filosofia e História da Educação. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como Docente no Departamento de Educação Física. Tem vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN), onde orienta estudantes de Mestrado e Doutorado e o PROEF - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL da UFRN . Membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) na gestão 2021-2023. É Líder do COEESA - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, corporalidade, educação física, indústria cultural, estética, saúde e atividade física/práticas corporais.

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Publicado

30-05-2023

Como Citar

Silva, A. C., Duarte, C. P., & Baptista, T. J. R. (2023). Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte entre uma diversidade de temáticas e referenciais. Revista Saúde, Corpo E Movimento, 1(1), 1–14. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scm/article/view/7157

Edição

Seção

Aspectos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física