3,2,1 gravando: a dança do TikTok

Autores/as

Palabras clave:

Dança, Lazer, Mídias sociais, TikTok

Resumen

Especificamente na área da dança, a plataforma digital “TikTok” vem ganhando destaque a partir da produção de coreografia em vídeo, intitulada challenge, dancinhas ou desafios. Essas coreografias são produções curtas, entre 15 e 60 segundos, com efeitos especiais e trilhas sonoras personalizadas, com o intuito de serem reproduzidos por outras pessoas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é compreender a dança na perspectiva do TikTok. Utilizou-se como percurso metodológico a etnografia virtual, a partir da observação da plataforma digital, utilizando a hashtag #dançachallenge e as ferramentas de busca da própria plataforma. De acordo com as observações, as dancinhas do TikTok normalmente têm movimentos curtos, que cabem no ângulo da tela. Em sua maioria não é possível ver os joelhos, pés e as ações de membros superiores ocorrem de forma rápida em conjunto com as batidas da música. Essas características criam um grau de dificuldade maior para a realização de uma sequência de passos, e assim, os desafios são criados. Não é necessária muita estrutura para se produzir um challenge, a vestimenta só precisa ser confortável, não há muitas preocupações com figurino ou cenários. Em vídeos com mais de uma pessoa as coreografias acontecem de forma sincronizada, indicando pouca improvisação. Não há predominância de um estilo de música, entretanto, os movimentos corporais do hip hop aparecem com frequência nos vídeos analisados. Nesse sentido, a interação das mídias digitais está cada vez mais incentivando que os sujeitos dancem, trazendo novas possibilidades e demandas para a dança e para o corpo que dança.

Biografía del autor/a

Vanessa Rodrigues de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais

Discente do curso de Educação Física, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ibirité, Brasil

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4661215371767374

Paola Luzia Gomes Prudente, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professora do Colégio Santo Agostinho. Doutora em Estudos do Lazer pela UFMG (2020), Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna (2009). Pós-graduada em Dança e consciência Corporal pela Universidade Estácio de Sá (2017) e em Treinamento Esportivo pela Universidade de Itaúna (2003). Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Itaúna - Licenciatura e Bacharelado (2002). Presidente do núcleo docente estruturante do curso de Educação Física da UEMG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas EDUDANÇA. Membro do Grupo de Pesquisa Ciranda. Tem vasta experiência na área de Educação Física, com ênfase nas temáticas de Lazer, Cultura Digital, Dança, Ginástica e Práticas Circenses.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6669692090981858

Citas

BENCH, H. Screendance 2.0: Social Dance-Media. Participations: Journal of Audience & Reception Studies, v. 7, n. 2, p. 183-214, 2010.

GENUINO, L.; LIRA, T.; SOARES, T. O tiktok e as jornadas estratégicas na publicidade. In: Anais do Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2021

KLUG, D. "It took me almost 30 minutes to practice this". Performance and Production Practices in Dance Challenge Videos on TikTok. In: NCA 106th Annual Convention: Communication at the Crossroads, 2020.

LUPINACCI, L. "Da minha sala pra sua": Teorizando o fenômeno das lives em mídias sociais. Galáxia (São Paulo), p. e49052, 2021.

MENEGUELLO, R.; DEL PORTO, F. A. A confiança em um governo de crise e retrocesso. Revista USP, n. 131, p. 81-98, 2021.

PRUDENTE, P. L. G. Dançando e jogando em frente à tela: o exergame Just Dance na perspectiva dos jogadores. 132 p. 2020.Tese (Doutorado em Estudos do Lazer). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

RENGEL, L. P. et al. Elementos do Movimento na Dança. Salvador: UFBA, 2017.

RIBEIRO, N. P. R. Dança digital: uma emergência poética do contemporâneo. In: Encontro internacional de arte e tecnologia: Prospectiva poética, v. 12, 2013.

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2010.

Publicado

2024-05-13

Cómo citar

Souza, V. R. de, & Prudente, P. L. G. (2024). 3,2,1 gravando: a dança do TikTok. Revista Saúde, Corpo E Movimento, 3(3). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/scm/article/view/8158

Número

Sección

Aspectos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física