Uma análise sobre a Reforma Trabalhista sob a ótica de Robert Castel

Autores

  • Hugo Leonardo Ribeiro de Abreu Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Resumo

Pretende-se demonstrar neste artigo que a Reforma Trabalhista é uma consequência da precariedade do trabalho. Para compreensão dessa teoria, a abordagem utilizada por Robert Castel em que analisa a decadência da sociedade salarial e o processo de desfiliação social com a produção crescente de “sobrantes” do mercado de trabalho será de vital importância.

Biografia do Autor

Hugo Leonardo Ribeiro de Abreu, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Oficial de Justiça Avaliador Federal no Tribunal Regional do Trabalho 1ª Região, Mestrando em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Campos (FDC), pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade de Direito de Campos (FDC)

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/legislacao. Acesso em: 31 mai. 2019.

BRASIL. Decreto-Lei n° 5.452 de 1º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho). Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/legislacao. Acesso em: 31 mai. 2019.

BRASIL. Lei n° 13.467 de 13 de julho de 2017. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/legislacao. Acesso em: 31 mai. 2019.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Tradução de Iraci D. Poleti. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CENTRO DE ESTUDOS SINDICAIS E DE ECONOMIA DO TRABALHO – CESIT. Dossiê Contribuição Crítica à Reforma Trabalhista. Grupo de Trabalho Reforma Trabalhista CESIT/IE/UNICAMP. Campinas, 2017. Disponível em: https://www.cesit.net.br/dossie-reforma-trabalhista/. Acesso em: 31 mai. 2019.

CENTRO DE ESTUDOS SINDICAIS E DE ECONOMIA DO TRABALHO – CESIT. Subsídios para a discussão sobre a reforma trabalhista no Brasil. José Dari Krein (coordenação). Disponível em: https://www.cesit.net.br/apresentacao-dos-textos-de-discussao-do-projeto-de-pesquisa-subsidios-para-a-discussao-sobre-a-reforma-trabalhista-no-brasil/. Acesso em: 31 mai. 2019.

DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. Tradução Eduardo Brandão. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2015/default.shtm. Acessado em 28/07/2018

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Primeiro Trimestre de 2018, Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pnad_continua/defaulttab.shtm. Acessado em 28/07/2018

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

de Abreu, H. L. R. (2020). Uma análise sobre a Reforma Trabalhista sob a ótica de Robert Castel. Serviço Social Em Debate, 1(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/serv-soc-debate/article/view/3707

Edição

Seção

Artigos Temáticos v.3, n.1, 2020