Uma análise sobre a Reforma Trabalhista sob a ótica de Robert Castel
Resumo
Pretende-se demonstrar neste artigo que a Reforma Trabalhista é uma consequência da precariedade do trabalho. Para compreensão dessa teoria, a abordagem utilizada por Robert Castel em que analisa a decadência da sociedade salarial e o processo de desfiliação social com a produção crescente de “sobrantes” do mercado de trabalho será de vital importância.Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/legislacao. Acesso em: 31 mai. 2019.
BRASIL. Decreto-Lei n° 5.452 de 1º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho). Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/legislacao. Acesso em: 31 mai. 2019.
BRASIL. Lei n° 13.467 de 13 de julho de 2017. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/legislacao. Acesso em: 31 mai. 2019.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Tradução de Iraci D. Poleti. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
CENTRO DE ESTUDOS SINDICAIS E DE ECONOMIA DO TRABALHO – CESIT. Dossiê Contribuição Crítica à Reforma Trabalhista. Grupo de Trabalho Reforma Trabalhista CESIT/IE/UNICAMP. Campinas, 2017. Disponível em: https://www.cesit.net.br/dossie-reforma-trabalhista/. Acesso em: 31 mai. 2019.
CENTRO DE ESTUDOS SINDICAIS E DE ECONOMIA DO TRABALHO – CESIT. Subsídios para a discussão sobre a reforma trabalhista no Brasil. José Dari Krein (coordenação). Disponível em: https://www.cesit.net.br/apresentacao-dos-textos-de-discussao-do-projeto-de-pesquisa-subsidios-para-a-discussao-sobre-a-reforma-trabalhista-no-brasil/. Acesso em: 31 mai. 2019.
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. Tradução Eduardo Brandão. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2015/default.shtm. Acessado em 28/07/2018
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Primeiro Trimestre de 2018, Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pnad_continua/defaulttab.shtm. Acessado em 28/07/2018