EDUCAÇÃO E TRABALHO VIRTUAIS NA CRISE DO CAPITAL: A QUEM REALMENTE INTERESSA?

Autores

  • Rafael Vieira Teixeira UFES
  • Juliana Iglesias Melim
  • Ariany Ravera Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.36704/ssd.v6i1.7204

Palavras-chave:

Educação Superior, trabalho docente, Ensino à Distância, Teletrabalho

Resumo

O presente artigo é resultado da segunda etapa da pesquisa Alterações político-econômicas contemporâneas na América Latina e impactos nas políticas de assistência social, saúde, previdência social, seguro-desemprego e educação: o caso do Brasil, de Cuba e do Chile. Apresentamos algumas reflexões sobre as alterações políticas, econômicas e sociais no contexto histórico marcado pela crise sanitária da Covid 19, que aprofundou a crise capitalista, impactando a política de educação superior e o trabalho nas universidades. O texto destaca, especialmente, o avanço do projeto privatista de educação através da expansão do ensino virtualizado e do teletrabalho.

Biografia do Autor

Rafael Vieira Teixeira, UFES

Doutor em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, ES, Brasil; Professor do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Política Social da UFES. Membro no Núcleo Interfaces.

Juliana Iglesias Melim

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, ES, Brasil.

Ariany Ravera Gonçalves

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista de Iniciação Científica CNPq Chamada MCTIC/CNPq Nº28/2018, processo 433020/2018. Membro do Núcleo Interfaces

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Publicado

2023-08-21

Como Citar

Vieira Teixeira, R., Iglesias Melim, J., & Ravera Gonçalves, A. (2023). EDUCAÇÃO E TRABALHO VIRTUAIS NA CRISE DO CAPITAL: A QUEM REALMENTE INTERESSA?. Serviço Social Em Debate, 6(1). https://doi.org/10.36704/ssd.v6i1.7204