CONFIGURAÇÕES DO CONSERVADORISMO NO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO: BREVES APROXIMAÇÕES DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Heline Caroline Eloi Moura Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este estudo objetiva contribuir com a discussão sobre o conservadorismo no Serviço Social brasileiro e suas expressões na contemporaneidade, propiciando breves aproximações e reflexões da realidade. Para tanto, buscou-se realizar um resgate dos fundamentos desse conservadorismo na história do Serviço Social brasileiro, apontando os aspectos teórico-prático que subsidiaram esse fazer profissional. A partir deste entendimento, apresentamos configurações desse conservadorismo na cena contemporânea, apontando as implicações dessas ações com o projeto ético-político de cunho crítico, construído coletivamente pela categoria profissional. Essa aproximação nos possibilitou constatar que as práticas conservadoras no Serviço Social trazem implicações significativas à população usuária dos serviços. Para esse estudo utilizamos predominantemente a pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Heline Caroline Eloi Moura, Universidade Federal de Alagoas

Assistente Social. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas. Professora substituta da Universidade Federal de Alagoas. Professora do Curso de Serviço Social da Faculdade de Tecnologia de Alagoas.

Downloads

Publicado

2021-02-15

Como Citar

Moura, H. C. E. (2021). CONFIGURAÇÕES DO CONSERVADORISMO NO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO: BREVES APROXIMAÇÕES DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA. Serviço Social Em Debate, 2(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/serv-soc-debate/article/view/4276