Da margem ao centro: a visibilidade das crianças sul americanas nos estudos da infância

Autores/as

Palabras clave:

Estudos sociais da infância; América do Sul; Infância; Crianças à margem; Visibilidade da infância.

Resumen

O presente artigo apresenta indicativos sobre a visibilidade da infância nas pesquisas da América dos Sul, em diálogo com o campo dos estudos sociais da infância, a partir da análise de produções científicas em países hispano-falantes do continente. Desde finais da década de 80 esforços vem sendo realizados para trazer as crianças e a infância ao centro de diversos campos disciplinares que compartilham as premissas de um novo paradigma. Destaca-se que as investigações tem se ocupado das crianças socialmente excluídas, apresentado discussões relacionadas aos cenários locais e as características que configuram a pluralidade da infância nos países sul-americanos. As publicações indicam que os estudos sociais da infância além de contribuir com o campo científico, colaboram para intervenções sociais e políticas que visam garantir os direitos das crianças.

Biografía del autor/a

Monique Aparecida Voltarelli, UnB

Monique Aparecida Voltarelli, Universidade de Brasília. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI/ FEUSP). Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação Modalidade Profissional da Universidade de Brasília (UnB). E-mail: moniquevoltarelli@yahoo.com.br. ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-2605-0930

 

  

Citas

ALANEN, L. Childhood as a Generational Condition: Children’s Daily lives in a Central Finland Town. In: ALANEN, L.; MAYALL, B. (eds) Conceptualizing Child-adult Relations. London: Falmer Press, p.129–143, 2001.

ALANEN, L. Da invisibilidade à ação: crianças e jovens na construção da cultura. In: CASTRO, L. R(Org.) Crianças e jovens na construção da cultura. Rio de Janeiro: NAU, p.19-46, 2001a.

AMES, P. Niños y niñas andinos en el Perú: crecer en un mundo de relaciones y responsabilidades. BULLETIN de l’Institut Français d’Études Andines, Tome v.42, n. 3, Lima- Perú, p. 389- 410, 2013.

AMES, P.; ROJAS, V. Infancia, transiciones y bienestar en Perú: una revisión bibliográfica. Lima: GRADE; Niños del Milenio, 2010.

ANDRADE, L.B.P. De. Direitos da infância: a tutela e proteção à cidadania e educação. In: ANDRADE, L.B.P. De. Educação Infantil. Discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

ARANTES, E. M. M. de. Direitos da criança e do adolescente: um debate necessário. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 45 – 56, 2012.

ARIÈS, P. A história social da criança e da família (2a ed.). Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

BAUMAN, Z; MAY, T. Aprendendo a Pensar com a Sociologia. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2010.

BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.

BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BÜHLER-NIEDERBERGER, D. Childhood Sociology in Ten Countries: Current Outcomes and Future Directions. Current Sociology, v. 58, n. 2, p. 369-384, 2010.

CASTRO, L. R. DE; KOSMINSKY, E. Childhood and its Regimes of Visibility in Brazil. An Analysis of the Contribution of the Social Sciences. Current Sociology, v.58, n. 2, p. 206-231, 2010.

CAVAGNOUD, R.; SUREMAIN, C. De.; GONZÁLEZ, P. 2013. Introducción. BULLETIN de l’Institut Français d’Études Andines, Tome v. 42, n. 3, Lima- Perú, p. 323-332, 2013.

CORSARO, W. Sociologia da infância. Porto Alegre, RS: Artmed, 2011.

CORSARO, W. The sociology of childhood. Thousand Oaks. Pine Forge Press, 1997.

CORSARO, W. Friendship and peer culture in the early years. Norwood, N.J.: Ablex, 1995.

CUSSIÁNOVICH, A .What does protagonism mean? In: LIEBEL, M.; OVERWIEN, B.; RECKNAGE, A. (Eds.) Working children’s protagonism: Social movements and empowerment in Latin America, Africa and India. London: IKO, 2001, p.157-169.

DURKHEIM, E. Educação e sociologia. Trad. Lourenço Filho, 4ª edição, São Paulo: Edições Melhoramento, 1978.

DURKHEIM, E. Sociologia, Educação e Moral. Porto: RÉS-Editora, 1984.

GAITÁN MUÑOZ, L. El bienestar social de la infancia y los derechos de los niños. Política y sociedad, v. 43, n. 1, p.63-80, 2006.

GOMES, F. M.. As Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos: por um resgate do sul global. Revista Páginas de Filosofia, v. 4, n. 1, p. 39-54, 2012.

JAMES, A.; PROUT, A. Constructing and reconstructing childhood: Contemporary issues in the Sociological Study of Childhood. London: The Falmer Press, 1990.

JARAMILLO, E. Pensamiento social sobre la infancia: una mirada sociohistórica desde el sur global. Discursos Del Sur, Revista De Teoría Crítica En Ciencias Sociales, v.1 n.2, p. 203-232, 2018.

JENKS, C. Constituindo a Criança. Educação, Sociedade e Culturas. Crescer e aparecer ou... para uma sociologia da infância. n. 17. Porto: Afrontamento, 2002, p. 185-216.

LIEBEL, M. ¿Niños sin Niñez? Contra la conquista poscolonial de las infancias del Sur glob. Millcayac - Revista Digital De Ciencias Sociales, v. e, n. 5, p. 245-272, 2016.

MARTINS, C. B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1994.

MORAN-ELLIS, J. Reflections on the sociology of childhood in the UK. Current Sociology, v.58, n. 2, p. 186-205, 2010.

MOSS, P. Beyond Early Childhood Education and Care. Early Childhood Education and Care. Stockholm, 2011.

NASCIMENTO, M. L. B. P. (Coord.). Infância e Sociologia da Infância: entre a invisibilidade e a voz. Relatório Científico. São Paulo: FEUSP/ CNPq, 2013.

NASCIMENTO, M. L. B. P. Estudo da infância e desafios da pesquisa: estranhamento e interdependência, complexidade e interdisciplinaridade. Childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n.29, p. 11-25, 2018.

NIEUWENHUYS, O. Theorizing childhood(s): Why we need postcolonial perspectives. Childhood, v. 20, n.1, p. 3-8, 2013.

PADAWER, A. [Entrevista cedida a] Monique Ap. Voltarelli, 2015. In: VOLTARELLI, M.A. Estudos da infância na América do Sul: pesquisa e produção na perspectiva da sociologia da infância. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, SP, 2017.

PARSONS, T. The Social System. New York: Free Press, 1951.

QVORTRUP, J. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e Pesquisa, v.36, n.2, p.631-644, 2010.

QVORTRUP, J. Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social”. Pro-Posições, v.22, n. 1, p. 199-211, 2011.

QVORTRUP, J. Introduction, International Journal of Sociology, v.17, n.3, p. 3-37, 1987.

QVORTRUP, J; CORSARO, W.; HONIG, M-S. The Palgrave Handbook of Childhood Studies. Palgrave Macmillan, 2009.

SANTOS, B. DE S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul.São Paulo: Cortez, 2010.

SARMENTO, M. J.. Sociologia da Infância: correntes e confluências. In: GOUVEA, M.C.; SARMENTO, M.J. (orgs.) Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, p. 17-39, 2008.

SZULC, A. La investigación etnográfica con niños y niñas. aportes e inquietudes. Simposio “Antropología y Niñez: Desafíos contemporáneos en América Latina”. Buenos Aires, 2008.

UNDA, R. Sociología de la Infancia y Política Social ¿compatibilidades posibles?, In: IFEJANT: Infancia y adolescencia en América Latina. Aportes desde la sociología, Tomo I, Lima: IFEJANT, 15-29, 2003.

VOLTARELLI, M. A. Estudos da infância na América do Sul: pesquisa e produção na perspectiva da Sociologia da infância. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

Publicado

2021-03-31

Cómo citar

Aparecida Voltarelli, M. (2021). Da margem ao centro: a visibilidade das crianças sul americanas nos estudos da infância. Serviço Social Em Debate, 3(1). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/serv-soc-debate/article/view/5496