IDEOLOGIA E TRABALHO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.36704/ssd.v5i1.6334Palabras clave:
Ideologia, trabalho infantil, crianças e adolescentes.Resumen
Este artigo busca refletir sobre o trabalho infantil e ideologia a partir das reflexões de Marx e Engels em A ideologia Alemã. Por meio da análise proposta apresentamos uma série de manifestações ideológicas acerca do trabalho infantil e a colocamos sob a perspectiva marxiana buscando revelar suas contradições e contribuir com a consolidação crítica da doutrina da proteção integral de crianças e adolescentes diante do grave contexto de avanço e reprodução exacerbada do conservadorismo reacionário do governo de plantão. Neste sentido identificamos a partir da Ontologia do ser social em Marx, que as manifestações de trabalho infantil se constituem, na contemporaneidade, prioritariamente como manifestações ideológicas que coadunam com o pensamento conservador e reacionário da sociedade capitalista.
Citas
BASU, K. (1999). Child labor: cause, consequence, and cure, with remarks on international labor standards. Journal of Economic Literature, 37(3), 1083-1119. DOI: https://doi.org/10.1257/jel.37.3.1083
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do
Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 05 set. 2020.
BRASIL. Lei 8.069/1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm. Acesso em: 20 abr. 2021.
BRAZ, M. NETTO, J. P. Economia Política: uma introdução crítica. Coleção Biblioteca Básica do Serviço Social – Volume 1. São Paulo: Cortez, 2017.
KASSOUF, A. L. (2000). O Efeito do Trabalho Infantil para os Rendimentos e a Saúde dos Adultos. In Anais do XXII Encontro de Econometria. Campinas, SP: Sociedade Brasileira de Econometria.
IASI. L.M. ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA: A CARNE REAL DAS ABSTRAÇÕES IDEAIS. In Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente. Universidade Federal Fluminense. 2015.