POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E NEOFACISMO: BRASIL PÓS 2019

Autori

DOI:

https://doi.org/10.36704/ssd.v6i1.7117

Parole chiave:

Capitalismo Dependente, Educação Superior, Neofascismo, Governo Bolsonaro, Programa Future-se

Abstract

Este texto objetiva problematizar o neofascismo em marcha no Brasil pós 2019 e suas repercussões para a política de educação superior. A partir do método materialista histórico dialético, o artigo foi produzido utilizando-se dos procedimentos: a) levantamento bibliográfico, considerando as obras de Florestan Fernandes e outros interlocutores sobre o tema educação; e b) pesquisa documental, com destaque para dois documentos produzidos no Governo Bolsonaro: Plano de Governo e Programa “Future-se”. Tal percurso permitiu identificar tendências que mesclam ultraliberalismo com ultraconservadorismo, resultando na continuidade do desmonte do setor público como um dos eixos atuais do padrão dependente educacional no país e do neofascismo em curso, principalmente no cenário pós 2019.

Biografie autore

Janaina Lopes do Nascimento Duarte, Departamento de Serviço Social - UnB

Assistente Social. Doutora em Serviço Social (UFRJ). Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da UnB. Pesquisadora Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Serviço Social no Capitalismo Dependente – GEDUSSC (UnB), certificado no Diretório do CNPq. E-mail: jana.lopesduarte@gmail.com; janaduarte@unb.br

Thales Eduardo de Oliveira Martins, Departamento de Serviço Social - UnB

Graduando do nono período do curso de Serviço Social da Universidade de Brasília. Discente pesquisador junto à linha de pesquisa "Educação e Serviço Social no capitalismo dependente", sob coordenação da Profa. Janaína Lopes do Nascimento Duarte, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Politiza (PPGPS/UNB). Membro da Rede de Estudos e Pesquisa "Capitalismo Dependente, Educação e Serviço Social (CADESS)". Interesse nas áreas de política social, Estado, capitalismo dependente e educação no âmbito do Serviço Social. Foi estudante de iniciação científica do ProIC/DPG/UnB e bolsista pelo CNPq (edital 2021/2022). Atualmente em elaborando Trabalho de Conclusão de Curso - provável formando do semestre acadêmico 2022.2.

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Pubblicato

2023-08-21

Come citare

Lopes do Nascimento Duarte, J., & Eduardo de Oliveira Martins, T. (2023). POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E NEOFACISMO: BRASIL PÓS 2019. Serviço Social Em Debate, 6(1). https://doi.org/10.36704/ssd.v6i1.7117