A ESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E OS DESAFIOS À PROTEÇÃO INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/ssd.v5i1.6341

Palavras-chave:

Medidas Socioeducativas. Escolarização. Proteção integral.

Resumo

A despeito de a escolarização ser um dos eixos centrais da política de atendimento socioeducativo, destinada aos adolescentes acusados de autoria de ato infracional, pesquisas apontam que muitos encontram entraves para prosseguir suas trajetórias escolares depois de inseridos no sistema socioeducativo. Com o objetivo de refletir sobre os desafios à proteção integral encontrados na escolarização de sujeitos que cumprem medidas socioeducativas, proponho apresentar um levantamento dos entraves encontrados por esses adolescentes e uma análise  sobre as percepções de profissionais da educação acerca desse público. Os resultados indicam a permanência de perspectivas alinhadas com a concepção menorista, conservadora, punitivista e estigmatizante. A persistência desse tipo de concepção limita o direito à educação desses adolescentes, se configurando como um desafio à sua proteção integral.

Referências

ABREU, Fernanda Menezes; BARBOSA, Adriana Soares; SILVA, Aline dos Santos. Superlotação e Direito à Educação em unidades de privação de liberdade para adolescentes no estado do Rio de Janeiro. In: ANAIS DA II JORNADA DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CONTEXTOS DE PRIVAÇÃO E RESTRIÇÃO DE LIBERDADE, 28 e 29 de agosto de 2020, evento online, Tocantinópolis: UFT/PROGRAD/PROEX [recurso eletrônico], p. 163-173, 2020.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 13 jul. 1990.

_____. Lei 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Diário Oficial da União, Brasília, 18 jan. 2012.

_____. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB no 3 de 2016. Define Diretrizes Nacionais para o atendimento escolar de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Brasília: MEC/CNE, 2016.

______. Levantamento Anual Sinase 2017. Brasília, DF: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 2018. Disponível em:

ttps://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/crianca-e

adolescente/LevantamentoAnualdoSINASE2017.pdf > Acesso em: 25/01/2021

CECCHETTO, Fátima Regina; MUNIZ, Jacqueline de Oliveira; MONTEIRO, Rodrigo de Araújo. “Basta tá do lado” - a construção social do envolvido com o crime. Caderno CRH, v. 31, n. 82, p. 99-116, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-49792018000100007

COELHO, Maria Claudia; SENTO-SÉ, João Trajano. Sobre errâncias, imprecisões e ambivalências: notas sobre as trajetórias de jovens cariocas e sua relação com o mundo do crime. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 20, n. 42, p. 327-357, 2014 DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-71832014000200013

DEPARTAMENTO GERAL DE AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS (DEGASE); UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF). Trajetórias de vida de adolescentes em situação de privação de liberdade no sistema socioeducativo do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: DEGASE; UFF, 2018.

DIAS, Aline Fávero. O jovem autor de ato infracional e a educação escolar: significados, desafios e caminhos para a permanência na escola. 2011. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação Processos de Ensino e Aprendizagem) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.

GALLO, Alex Eduardo; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. A escola como fator de proteção à conduta infracional de adolescentes. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 133, p. 41- 59, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742008000100003

GODINHO, Ana Cláudia; JULIÃO, Elionaldo. Apresentação do dossiê: educação e privação de liberdade. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 27, p. 3-6, 2019. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.14253

GODOI, Renan Saldanha. Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema socioeducativo. 2017. 146f. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

GOMES, Edson Soares. Estigma e construção social de alunos-problemas: Dilemas e perspectivas da Orientação Educacional. 2020. 215f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

INSTITUTO SOU DA PAZ. E aí eu voltei para o corre. Estudo da reincidência infracional do adolescente no estado de São Paulo, 2018. Disponível em: <http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/BibliotecaDigital/BibDigitalLivros/TodosOsLivros/ai_eu_voltei_pro_corre_2018.pdf > Acesso em: 25/01/2021

JESUS, Iris Menezes de. Escolarização dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação no estado do Rio de Janeiro. In: JULIÃO, Elionaldo Fernandes. (org) Trajetórias de vida de jovens em situação de privação de liberdade. Um estudo sobre a delinquência juvenil no estado do Rio de Janeiro. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

KOERICH, Bruna Rossi; VIDAL, Alex da Silva. Portas fechadas no meio aberto: educação de jovens com restrição de liberdade. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 27, p. 77-94, 2019. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12628

LÓPEZ, Néstor. A escola e o bairro. Reflexões sobre o caráter territorial dos processos educacionais nas cidades. In: RIBEIRO, Luiz Cesar; KAZTMAN, Ruben (orgs). A cidade contra a escola: Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina, Rio de Janeiro: Letra Capital, 2008.

LYRA, Diogo. A república dos meninos: Juventude, tráfico e virtude. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2013.

MARTINS, Luana Almeida. Entre a pista e a cadeia: Uma etnografia sobre a experiência da internação provisória em uma unidade socioeducativa no Rio de Janeiro. 2017. 135f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito). Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Perfil do adolescente e jovem em conflito com a lei na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <http://www.mprj.mp.br/documents/20184/1168141/perfildosadolescentesejovensemconflito.pdf> Acesso em: 29/01/2021.

MISSE, Michel. Notas sobre a sujeição criminal de crianças e adolescentes. In: SENTO-SÉ, João Trajano; PAIVA, Vanilda (orgs.). Jovens em conflito com a lei. Rio de Janeiro: Garamond, p. 191- 200, 2007.

______. Crime, sujeito e sujeição criminal: aspectos de uma contribuição analítica sobre a categoria “bandido”. Lua Nova, São Paulo, n. 79, p. 15-38, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-64452010000100003

NERI, Natasha. O “convívio” em uma “cadeia dimenor”: um olhar sobre as relações entre adolescentes internados. Revista de Antropologia Social dos Alunos do PPGAS-UFSCar, São Carlos, v.3, n.1, p.268-292, 2011. DOI: https://doi.org/10.52426/rau.v3i1.48

PEREIRA, Juliana Gomes. “Manda o juiz pra escola no meu lugar pra ver se ele vai gostar”: Limites e possibilidades da inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

PIRES, Sanyo Drummond; SARMENTO, Myrian de Moraes; DRUMMOND, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira. O adolescente em cumprimento de medida socioeducativa e sua inserção escolar. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del Rei, v., 13, n. 3, 2018.

PRADO, Ana Pires do et al. Dinâmicas de matrícula em escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. Pro-Posições, Campinas, v. 27, n.3, p. 237-262, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0108

REIS, Priscila Duarte dos. Conhecendo o CRIAAD de Nova Iguaçu, seus sujeitos e suas tensões raciais. Periferia, Duque de Caxias, v. 8, n. 1, p. 80-105, 2016. DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2016.27718

RIO DE JANEIRO (Estado). Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro (MEPCT/RJ). Presídios com nome de escola: inspeções e análises sobre o sistema socioeducativo do Rio de Janeiro. Organização: Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro. – Rio de Janeiro: MEPCT/RJ, 2017. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1g9zmH9HXgN1NGrcxeLAd9u0dMsCvLN9L/view> Acesso em: 27/01/2021.

SENTO-SÉ, João Trajano. O discurso público sobre violência e juventude no Rio de Janeiro. Lusotopie, Paris-França, v. 2, 2003.

SILVA, Ivani Ruela de Oliveira; SALLES, Leila Maria Ferreira. Adolescente em liberdade assistida e a escola. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 28, n. 3, p. 353-362, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2011000300007

TAFAKGI, Mariana. “Só não estuda quem não quer”: relações entre a escola e os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. 2019. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.

_____. Entre educar as crianças e punir os homens: Percepções de professores sobre a desinserção escolar de adolescentes que cumprem Medidas Socioeducativas. 2021. 205f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

VINUTO, Juliana. A amostragem em Bola de Neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas (UNICAMP), Campinas, v. 44, p. 201-218, 2015. DOI: https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977

____. O outro lado da moeda: o trabalho de agentes socioeducativos no estado do Rio de Janeiro. 2019. 299f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas - Sociologia). Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

ZANELLA, Maria Nilvane. Adolescente em conflito com a lei e escola: uma relação possível? Revista Brasileira Adolescência e conflitualidade, São Paulo, n. 3, p. 4-22, 2015.

Downloads

Publicado

2022-07-15

Como Citar

Tafakgi Fragoso Silva, M. (2022). A ESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E OS DESAFIOS À PROTEÇÃO INTEGRAL. Serviço Social Em Debate, 5(1). https://doi.org/10.36704/ssd.v5i1.6341