Investigação e Educação em Ciências: uma análise do desenho animado Show da Luna

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Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar as características investigativas presentes no desenho animado Show da Luna e refletir acerca de possibilidades de seu uso como estratégia didática para favorecer o ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados apresentados foram gerados a partir da análise de 88 episódios da série de animação Show Luna. Para cada episódio foram identificados, o título, o tema central, as perguntas motivadoras e os conceitos científicos que foram apresentados pelo desenho. De uma maneira geral, os temas englobam as diversas campos de conhecimento que compõem a área de ciências naturais, como a física, química, biologia, astronomia e geologia e apresentam várias características investigativas. A partir da análise realizada, consideramos o desenho muito adequado ao uso em sala de aula, apresentando o conteúdo científico por meio de elementos lúdicos e apresentam uma imagem do cientista sem rótulos ou estereótipos.

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Publicado

09-09-2019

Como Citar

Sá, E. F. de, Bento, D. S., & Maués, E. R. da C. (2019). Investigação e Educação em Ciências: uma análise do desenho animado Show da Luna. Revista Interdisciplinar Sulear, (1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3947

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Artigos